Atenção: Estas profissões devem ser EXTINTAS até 2030

Evolução tecnológica deve fazer com que algumas profissões sejam extintas nos próximos anos. Por outro lado, novas devem surgir e estar mais ligadas às tecnologias. Confira as que mais correm risco de desaparecer do mercado de trabalho.

Atenção: Estas profissões devem ser EXTINTAS até 2030
Atenção: Estas profissões devem ser EXTINTAS até 2030 (Imagem: FDR)

Aparentemente aqueles filmes tecnológicos onde algumas profissões ficavam obsoletas não eram totalmente ficção. Há uma grande expectativa de que alguns cargos possam desaparecer completamente ou ser substituídos por outros mais alinhados à tecnologia atual.

De acordo com o estudo Futuro do Trabalho 2023 elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral, 23% dos cargos devem ser modificados até 2027.

Recentemente o cofundador da OpenAI (empresa por trás do ChatGPT), Sam Altman, esteve no Brasil e falou sobre essa ‘substituição’ de algumas profissões.

“Achamos que muitos empregos vão desaparecer [com a IA], isso acontece em toda revolução tecnológica, mas muitos empregos vão melhorar. Em geral, eu acho que vamos ver impacto em todos os lugares. A sociedade pode regulamentá-la, mas não vai impedir isso de acontecer”, afirmou ele.

Profissões que devem desaparecer em breve

Confira abaixo a lista com as 20 profissões que devem deixar de existir até o ano de 2030:

  1. Analista de crédito/empréstimo;
  2. Arquivista;
  3. Assistente jurídico;
  4. Atendentes, em geral;
  5. Barman;
  6. Bibliotecário;
  7. Caixa de supermercado;
  8. Cartógrafo;
  9. Contador;
  10. Cozinheiro;
  11. Desenhista de eletroeletrônicos;
  12. Escrivão;
  13. Garçom;
  14. Motorista;
  15. Operador de telemarketing;
  16. Piloto de avião;
  17. Porteiro;
  18. Professor de línguas estrangeiras;
  19. Secretário;
  20. Vendedor.

Afinal, por que algumas profissões correm o risco de desaparecer?

Esse risco existe por um motivo muito fácil de se entender: a realização de atividades repetitivas que podem ser feitas por máquinas.

Um exemplo muito claro disso são os professores de línguas que podem ser substituídos por aplicativos onde o estudante acessa o conteúdo a hora que quiser, o que já vem acontecendo atualmente.

Por outro lado, o uso desses aplicativos faz com que as ações sejam mais ‘mecânicas’, mais ‘robotizadas’.

Se de um lado teremos empregos que desaparecerão, há uma grande expectativa quanto aos que poderão surgir nos próximos anos. Inclusive, a Comissão Global do Futuro do Trabalho acredita que 65% das crianças iniciando a vida escolar atualmente ocuparão cargos que ainda não foram criados.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.