Nesta quinta, 8, é comemorado o dia de Corpus Christi. Em função disso, o funcionamento dos bancos será alterado em todo o país. Confira todos os detalhes logo abaixo para se programar melhor.
Diferente do que muitos pensam, o dia de Corpus Christi não é um feriado nacional. Ele é na verdade um ponto facultativo federal, assim como o carnaval.
Funcionamento dos bancos no dia de Corpus Christi
Amanhã, 9, no dia de Corpus Christi, os bancos não vão funcionar. Os atendimentos serão retomados na sexta, 9, normalmente.
O funcionamento dos bancos foi divulgado no final da semana passada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a retomada dos atendimentos na sexta acontece justamente por Corpus Christi não ser um feriado nacional. A decretação do feriado varia entre cada estado ou cidade.
Desta forma, as contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês com data de vencimento no dia 8 de junho vão poder ser pagas, sem multa, na sexta.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, disse o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Próximos feriados
Ao longo do segundo semestre, os brasileiros poderão aproveitar cinco feridos nacionais. Os feriados da Independência (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de Finados (2 de novembro) caíram em quintas-feiras.
Já o feriado da Proclamação da República (15 de novembro) será comemorado em uma quarta-feira. Outra data não nacional é o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que cairá em uma segunda-feira.
Corpus Christi
Corpus Christi é uma expressão proveniente do latim que significa “corpo de Cristo”. A data é uma festa católica que comemora o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue.