Imposto de Renda 2023: Quando será o pagamento do segundo lote da RESTITUIÇÃO?

Na última semana, a Receita Federal pagou o 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Os contribuintes que ficaram de fora já pensam nos pagamentos dos próximos lotes. Sendo assim, saiba quando serão liberadas as consultas.

Imposto de Renda 2023: Quando será o pagamento do segundo lote da RESTITUIÇÃO?
Imposto de Renda 2023: Quando será o pagamento do segundo lote da RESTITUIÇÃO? (Imagem: FDR)

As consultas para saber se foi incluído no 2º lote de restituição do IR começam no próximo dia 23. Já os pagamentos serão feitos no dia 30 de junho, de acordo com o calendário da Receita.

Restituição do Imposto de Renda 

No primeiro lote, pago na quarta, 31, uma quantidade recorde de contribuintes foi comtemplada. Foi pago um total de R$7,5 bilhões para 4.129.925 contribuintes. Além das restituições relativas  ao ano corrente, foram incluídas ainda restituições remanescentes de anos anteriores.

Pagamento da restituição 

O pagamento da restituição será efetuado na conta bancária inserida pelo contribuinte em sua declaração.

Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.

Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Consultas e pagamentos dos próximos lotes

  • 2º lote: Consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho.
  • 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
  • 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
  • 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro

Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. 

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.