Governo busca importante MUDANÇA no preço das passagens aéreas

O Governo Federal tem a intenção de cobrar que as petroleiras que atuam no Brasil mexam no preço do querosene de aviação após o corte de 12,6% no valor do combustível feito pela Petrobras. Isto deve impactar nas passagens aéreas. Veja os detalhes.

Governo cobra REDUÇÃO no preço das passagens aéreas
Governo cobra REDUÇÃO no preço das passagens aéreas (Imagem FDR)

Foi o que disse Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em sua visita técnica ao Instituto Nacional do Semiárido, em Campina Grande (PB).

Governo cobra redução de preços nas passagens aéreas

De acordo com o ministro, as companhias aéreas como Azul e Gol, também serão procuradas para que as tarifas reflitam a queda no preço do combustível, como forma de beneficiar os consumidores.

“Agora vamos cobrar também de forma muito rigorosa das empresas aéreas, para que se chegue na ponta (a queda de custo), porque não basta um esforço nosso na diminuição de preço dos combustíveis se essas reduções não forem capturadas na cadeia”, disse ele segundo o InfoMoney.

Silveira disse ainda que existe um monitoramento feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) como forma de assegurar que os cortes sejam sentidos pelo consumidor final. “Ela (corte de preço) tem que chegar na ponta, tem que chegar na bomba, tem que chegar na passagem aérea”, disse ele.

O ministro falou também sobre os esforços feitos pelo governo para fazer com que os preços dos combustíveis e do gás de coxinha sejam reduzidos. “Estamos trabalhando fortemente para isso”, afirmou ele, segundo o InfoMoney ao falar sobre a mudança na política de preços da Petrobras.

Energia elétrica 

Sobre este assunto, Silveira disse que vem trabalhando para atrair novos investimentos, especialmente em fontes renováveis para o Nordeste do país.

Sobre os leilões de transmissão, o ministro afirmou que eles devem focar em ativos que farão o escoamento da energia produzida na região para o Sudeste, centro de carga principal do Brasil.

“Faremos os leilões para poder escoar toda a energia limpa e renovável do Nordeste para o centro de carga. Portanto, estamos muito otimistas, nós achamos que isso pode gerar milhares de empregos, só as linhas de transmissão nós calculamos em torno de 100 mil empregos diretos e indiretos”, disse ele segundo o InfoMoney.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.