Distribuição de lucro do FGTS pode render bilhões para o trabalhador brasileiro

Anualmente a Caixa Econômica, por meio de aprovação do governo federal, faz a distribuição de lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Isso significa que as pessoas que têm conta desse tipo aberta em seu nome poderão receber um depósito à mais. As estimativas do Ministério do Trabalho e Emprego são de que no ano passado o lucro tenha sido de R$ 15,4 bilhões.

Distribuição de lucro do FGTS pode render bilhões para o trabalhador brasileiro
Distribuição de lucro do FGTS pode render bilhões para o trabalhador brasileiro (Imagem: FDR)

O lucro de 15,4 bilhões no último é pelo menos 16% maior do que foi obtido em 2021. Todos os anos os cotistas, que são as pessoas com conta aberta e ativa no Fundo, recebem a distribuição de lucro do FGTS referente ao ano anterior. Mas nem toda soma será liberada, no último ano foram 99% do total distribuído, e nesse ano o governo pretende repassar 90% do lucro. 

Para 2023 a estimativa é de que a manutenção do lucro seja de R$ 15 bilhões, a fim de garantir a rentabilidade acima da inflação. O resultado ainda é preliminar, mas foi incluso no “memorial complementar” enviado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF). O Supremo analisa ação sobre se a Taxa Referencial (TR) pode ser aplicada como índice de correção do FGTS.

Oficialmente, o valor que será usado para distribuição de lucro do FGTS somente será publicado em julho, depois de passar pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia. Os depósitos acontecerão até o fim do mês de agosto, como de costume. Mais próximo dessa data o governo deve divulgar o quanto cada um vai receber. 

Quem tem direito a distribuição de lucro do FGTS?

A distribuição de lucro do FGTS é um processo comum e que acontece todos os anos. Funciona assim, a Caixa Econômica que é o banco gerenciador das contas faz uma espécie de “empréstimo” do que há disponível para o governo, permitindo o uso para aplicações, construções, obras e outras situações. Acontece que esse dinheiro, na verdade, pertence aos trabalhadores.

Tendo obtido lucro por meio desse empréstimo o banco distribuí a quantia aos trabalhadores, como uma forma de recompensa. O valor recebido vai depender do saldo da conta, mas não pode ser sacado, ele apenas passa a incrementar o que há disponível no Fundo. O lucro é resgatado junto com o restante do valor da conta em demissão sem justa causa e outras situações semelhantes.

Poderão recebê-lo:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile