Anualmente, os cidadãos que ultrapassam o limite estabelecido pela Receita Federal precisam entregar a declaração do Imposto de Renda. Porém, existe como você receber parte do valor e isto era chamado de restituição. Porém, uma novidade sobre o valor da restituição desagradou a maioria; confira abaixo.
O Imposto de Renda é conhecido por milhões de pessoas no país. Entretanto, não é a maioria delas que faz a entrega da documentação e recebe a notícia de que receberá parte do valor pago de volta. Esse “benefício” é chamado de restituição e serve para amparar o cidadão por algum gasto excessivo.
Após a entrega da sua documentação, agentes da Receita Federal passarão pelo seus dados e vão verificar se existe alguma inconsistência contábil. Em casos negativos, os cidadãos poderão cair na conhecida malha-fina e terão que refazer toda a declaração, desta vez esclarecendo os pontos de dúvida.
Porém, em casos positivos, o cidadão tem o direito de receber parte do valor pago na declaração de volta. Não é a primeira vez que a restituição será paga aos beneficiários, mas é a primeira oportunidade em que a Receita Federal decidiu testar a nova forma de pagamento do estorno.
Esta mudança envolvendo o valor pago da restituição não agradou a todos, mas tem o intuito de beneficiar uma nova classe de pessoas que estão entregando a declaração e utilizando uma novidade criada pela própria instituição responsável pela verificação do documento.
Novidades na restituição do Imposto de Renda
Agora, o ponto positivo foi que existe a possibilidade de conseguir receber a restituição de forma prioritária. Para isto, o cidadão deve entregar a sua declaração do Imposto de Renda e selecionar a opção “Declaração Pré-Preenchida” ou selecionar para receber o valor via chave PIX (CPF).
O ponto negativo para os que esperam receber a restituição é que o pagamento será feito em cinco lotes. Ou seja, aqueles que receberão o valor possuem até o dia 27/09 para receber. Os pagamentos serão feitos no final de cada mês até o fim de setembro. Então, fique atento às datas de pagamento:
- 1º lote: 31/05
- 2º lote: 30/06
- 3º lote: 31/07
- 4º lote: 31/08
- 5º lote: 27/09