Trabalhadores com registro em carteira, seguindo a CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), ou como servidores públicos, normalmente têm seu salário depositado no quinto dia útil. Em junho essa data está marcada para o dia 7, próxima quarta-feira. Mas, sob a justificativa de que liberaria o pagamento antes do final de semana, um empregador já fez os depósitos.
Nessa semana o governo do estado do Mato Grosso do Sul anunciou a liberação antecipada do salário dos seus servidores. Vale para funcionários públicos ligados ao estado, e que têm suas remunerações providas justamente dos cofres públicos. Para servidores municipais, ou seja, ligados as prefeituras, não foram informadas as datas de pagamento.
O pagamento dos funcionários públicos do estado foi liberado nessa sexta-feira (2), e esses servidores poderão sacar os salários referente ao mês de maio neste sábado (3). Para os demais a expectativa é de que os depósitos acontecem na próxima semana, até o dia 7 de junho quando completa o quinto dia útil. Quem quiser consultar o valor já pode acessar seu holerite.
De acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, a antecipação do salário para o dia 2 de junho foi uma forma de liberar o pagamento antes do final de semana. No início do mês os consumidores quase não têm mais dinheiro para movimentar a economia local, porque dependem da liberação do próximo salário. Com essa iniciativa, a esperança é de que os comércios possam lucrar.
Quem vai receber o salário adiantado?
As informações sobre a antecipação do salário dos servidores público estaduais foram liberadas pela SAD (Secretaria de Estado de Administração). De acordo com a secretaria apenas nesse mês o governo do estado precisou desembolsar quase R$ 400 milhões para os pagamentos, especificamente R$ 399.107.166,60.
Isso porque, o total de funcionários atendidos com a liberação é de:
- 52.818 servidores com matriculas da ativa (atualmente trabalhando);
- 32.209 inativos, entre aposentados e pensionistas.
O salário está sendo depositado, como de costume, na conta cadastrada nos dados do servidor. Quem não pretende fazer o saque em mãos nos guichês de atendimento, ou caixas eletrônicos do seu banco, pode usar o internet banking (site) ou aplicativo.