O Imposto de Renda já é uma declaração que é conhecida no país todo. Anualmente, as pessoas que recebem acima do limite estabelecido pela Receita Federal precisam fazer a declaração. E você sabe quando começam os pagamentos da restituição do Imposto de Renda? Confira abaixo.
A restituição do Imposto de Renda ocorre somente em casos específicos. Então, é comum que o cidadão não receba esta taxa toda vez que entrega a sua declaração. Porém, para aqueles que estão interessados na data de pagamento referente à restituição, fique atento(a) pois os depósitos já estão sendo feitos.
Isto mesmo. Este ano, a declaração do Imposto de Renda teve a data limite até o dia 31/05. Ou seja, a partir desta quarta-feira, a data limite para a entrega da documentação foi expirada. Então, as pessoas que precisam entregar mas não entregaram estão acumulando multas e juros desde que a data expirou.
É essencial se manter em dia com a Receita, principalmente para não ter dores de cabeças futuras, como uma multa com um valor pequeno se tornar em uma multa calculada com juros de atraso. Além disto, é fundamental que você realize a documentação com cautela, visando não cair na conhecida malha-fina.
Porém, para aqueles que entregaram a declaração no prazo, inclusive ainda mais cedo, e estão aptos para receber a restituição, fique ligado pois o pagamento do estorno está sendo feito para os contribuintes preferenciais. Veja agora quem são as pessoas que estão recebendo a restituição.
Restituição do Imposto de Renda; quando recebo?
A partir do dia 31/05, os valores das restituições concedidas começaram a ser pagos. A lista preferencial de pagamentos conta com idosos acima dos 60 anos, Pessoas com Deficiência (PCD), cidadãos que possuam a maior parte da sua renda vinda do magistério e foram adicionadas duas novas classes.
Agora, a lista de preferências no pagamento conta com as pessoas que optaram por entregar a declaração por meio da criação recente da Receita Federal, a declaração “pré-preenchida”. As pessoas que optaram receber via Chave PIX (CPF) também já estão aptas para receber o valor da Receita Federal.
Os pagamentos da restituição seguirão sendo feitos em lote pelos próximos quatro meses, sempre no final do mês. Então, caso você não receba no primeiro lote, que começou no dia 31/05, cheque a sua conta nas seguintes datas:
- 2º lote: 30/06
- 3º lote: 31/07
- 4º lote: 31/08
- 5º lote: 27/09