Brasileiros estão PREOCUPADOS com novo CONFISCO da Poupança. O que esperar?

No passado, os brasileiros sofreram com o confisco da Poupança e perderam seu dinheiro da noite pro dia. Em decorrência de postagens que estão sendo feitas na internet, o temor que isso possa acontecer novamente está assustando as pessoas. Mas será que é possível?

Brasileiros estão PREOCUPADOS com novo CONFISCO da Poupança. O que esperar?
Brasileiros estão PREOCUPADOS com novo CONFISCO da Poupança. O que esperar? (Imagem FDR)

Na última terça, 30, após a cúpula que reuniu 11 lideranças da America do Sul, em Brasília, foi desencadeada uma avalanche de informações falsas.

Novo confisco da poupança?

No evento, o presidente Lula apresentou uma lista de idéias criada pelo Ministério das Relações Exteriores para debater. Entre essas idéias constava a de “colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento como o CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDS”, falou o presidente aos líderes, segundo o InfoMoney.

O recorte da fala de Lula foi o suficiente para dar início a uma forte onda de notícias falsas através das redes sociais. Começaram a ser compartilhados textos e imagens afirmando que o governo tinha a intenção de confiscar a poupança dos brasileiros para investir em países da América do Sul.

A Secretaria de Comunicação Social disse através de nota remetida ao InfoMoney que as notícias falsas distorcem e tiram “de contexto uma fala do presidente Lula no encontro de cúpula com os presidentes da América do Sul”. 

A nota dizia ainda que, ao ser procurado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), o Ministério da Fazenda ressaltou que a ideia que foi apresentada pelo presidente Lula não fala sobre a caderneta de poupança dos brasileiros.

A palavra “poupança” foi usada, portanto, para se referir a uma reserva financeira comum entre os países do continente sul-americano, reunindo os bancos de desenvolvimento”, complementou a nota.

Não existe risco de confisco

O portal InfoMoney procurou especialistas que disseram que não existe possibilidade de um novo confisco da poupança acontecer. Entre as razões que embasam esta afirmação é que existe atualmente um impedimento legal para que aquele evento traumático nunca mais se repita.

É vedada pela Emenda Constitucional 32, de 2011, a edição de medidas provisórias que tenham a intenção de deter ou sequestrar bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.