É de conhecimento de boa parte das pessoas que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem vivido uma crise. Dados recentes mostram que nesse ano a fila de espera pela análise de um requerimento enviado já possuí 1,3 milhões de pessoas. Algumas, inclusive, aguardando há mais de um ano. Visando diminuir essa fila o instituto anunciou o início de um mutirão para um grupo específico.
De 1,3 milhões de pessoas que estão na fila, pouco mais de 435 mil ou 34% são de solicitantes do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Ou seja, idosos e pessoas com deficiência que buscam o INSS porque vivem com pouco renda. Eles têm o direito de receber até um salário mínimo por mês, sendo que as pessoas com deficiência precisam comprovar a incapacidade por perícia.
A partir desses dados foi informado pelo Instituto que em junho terá início um mutirão visando solicitantes do BPC nos estados do Norte e Nordeste, onde está concentrado o maior número de pedidos. O foco será no reforço das avaliações sociais feitas pelos assistentes sociais do próprio INSS, que é uma das etapas para a concessão do benefício.
Além dos assistenciais sociais, outros profissionais vinculados à Previdência Social deverão participar do mutirão dos estados nordestinos. Como funcionários que darão orientações sobre os pedidos, além de peritos médicos que deverão realizar os exames que forem agendados. A perícia é ponto crucial para que qualquer benefício por incapacidade seja finalmente liberado.
Como vai funcionar o mutirão do INSS?
As informações até então compartilhadas pelo INSS trazem um calendário exclusivo para o mês de junho, em que pelo menos 1,5 mil pedidos do BPC deverão ser atendidos. O Instituto, no entanto, não descarta a possibilidade de estender o mutirão para os meses de julho e agosto, atingindo outras localidades.
Aqueles que já encaminharam um pedido do benefício serão chamados para comparecer na agência do INSS, e então realizar o processo de avaliação social ou perícia médica. Os mutirões acontecerão nas seguintes datas:
- Caruaru (PE) – 3 e 4 de junho;
- Imperatriz (MA) – 10 e 11 de junho;
- Manaus (AM) – 17 e 18 de junho;
- Montes Claros (MG) – previsto para 24 e 25 de junho.