JOVEM APRENDIZ tem nova regra e deixa este público ESPERANÇOSO

Proposta já foi publicada e deve beneficiar algumas pessoas que desejam participar do Jovem Aprendiz. Programa deve permanecer sendo destinados aos jovens com idade entre 14 e 24 anos, mas, com uma ordem de prioridade.

JOVEM APRENDIZ tem nova regra e deixa este público ESPERANÇOSO
JOVEM APRENDIZ tem nova regra e deixa este público ESPERANÇOSO (Imagem: FDR)

O Programa Jovem Aprendiz tem um forte impacto social, já que possibilita que jovens conquistem o primeiro emprego., nada mais justo do que ampliar os grupos participantes. Os aprendizes, por lei, têm direito a curso de qualificação profissional e anotação na carteira de trabalho.

O registro no documento faz com que eles tenham direito a 13º, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), vale-transporte e férias remuneradas.

Mais oportunidades no Jovem Aprendiz

Publicação feita no Diário Oficial do Município (DOM) pela Prefeitura de Belo Horizonte na manhã dessa terça-feira, 31, trouxe mudanças para o programa a partir da proposta da Comissão Especial de Estudo de Empregabilidade, Violência e Homicídio de Jovens Negros.

Veja abaixo como será a ordem de preenchimento das vagas no município:

  • Jovens, adolescentes, pessoas com deficiência e reabilitados cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família ou cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em situação de pobreza ou de extrema pobreza;
  • Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa ou egressos do sistema socioeducativo;
  • Jovens, adolescentes e pessoas com deficiência e reabilitados beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC;
  • Jovens de 14 a 24 anos em situação ou egressos de acolhimento institucional;
  • Jovens egressos do sistema prisional ou em cumprimento de pena;
  • Jovens imigrantes ou refugiados;
  • Jovens indígenas ou oriundos de povos e de comunidades tradicionais;
  • Jovens em situação de violação de direitos ou de violência.

Ou seja, jovens que cumpriram medidas socioeducativas terão prioridade, para eles essa iniciativa é bastante importante, pois, trará mais uma oportunidade de inseri-los no mercado de trabalho.

A lei entrou em vigor logo após a sua publicação no Diário Oficial e deve beneficiar centenas de jovens.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.