SENAI realiza CURSO GRATUITO especialmente para este público

Pareceria entre o SENAI e empresa do setor petroquímico oferece curso gratuito exclusivo para um público. Participantes contarão com aulas presenciais e terão a oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho.

SENAI realiza CURSO GRATUITO especialmente para este público
SENAI realiza CURSO GRATUITO especialmente para este público (Imagem: FDR)

A qualificação profissional pode mudar a vida das pessoas e o SENAI acredita e investe nisso. Em parceria com a Acelen, a entidade vai qualificar jovens para trabalharem no setor industrial. Serão quase 3 mil horas de aula e jornada diária de quatro a oito horas em um curso gratuito.

A qualificação integra o Programa Jovem Aprendiz fazendo com que participantes sejam remuneradas durante a formação.

Curso gratuito do SENAI-BA

as aulas são exclusivas para mulheres com idade entre 18 e 21 anos. A iniciativa deve aumentar o número de trabalhadoras na refinaria, já que elas terão a oportunidade de contratação com direito a benefícios.

Atualmente a Acelen conta com 18% do quadro de funcionários composto por mulheres.

“Pretendemos aumentar esse número cada vez mais. A Acelen quer ser protagonista na indústria 4.0 e uma empresa inclusiva é parte essencial nesse desenvolvimento. Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na nossa refinaria. Elas fazem a diferença em qualquer lugar, com segurança, qualidade e comprometimento”, destaca o vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen, João Raful.

Além do requisito de idade, é necessário estar em situação de vulnerabilidade social e residentes de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Catu e Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos, localidades próximas à refinaria. As aulas acontecerão no SENAI de Candeias.

A iniciativa tem foco nos seguintes impactos sociais:

  • Empoderamento feminino.
  • Independência financeira para jovens mulheres e promoção da autonomia;
  • Formação profissional e técnica
  • Vínculo empregatício e trabalho decente;
  • Aumento da renda familiar;
  • Crescimento econômico inclusivo na região;
  • Acesso a serviços bancários e financeiros.

O curso tem duração de 2 anos, se encerrando em fevereiro de 2025, quando as participantes estarão devidamente preparadas para o mercado de trabalho.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.