NOVO cartão do Bolsa Família será obrigatório em junho? Veja como solicitar o seu

O governo federal junto com o Ministério do Desenvolvimento Social já anunciaram algumas novidades para o Bolsa Família em junho. Como a inclusão de mais benefícios financeiros, além da quantia de R$ 150 que tem sido liberado para as crianças de até seis anos. Mas, o saque do benefício vai depender do cartão do Bolsa Família?. Entenda agora!

NOVO cartão do Bolsa Família será obrigatório em junho? Veja como solicitar o seu
NOVO cartão do Bolsa Família será obrigatório em junho? Veja como solicitar o seu (Imagem: FDR)

Em abril a Caixa Econômica anunciou que vai emitir mais 7,6 milhões de novos cartões do Bolsa Família com a função débito. Esses documentos já começaram a ser enviados para os endereços dos beneficiados, e darão a eles mais uma chance de conseguir receber seu auxílio financeiro. São R$ 600 por mês, mais adicionais de:

O valor é depositado na Caixa Econômica para cerca de 21,25 milhões de famílias, e pode ser movimentado pelo Caixa Tem. Quem quer receber o benefício em mãos, no entanto, precisarão usar outros mecanismos e optar pelo saque presencial. Para isso o cartão do Bolsa Família poderá ser usado.

Quem não tem o cartão do Bolsa Família pode sacar o benefício?

Sim! O cartão do Bolsa Família não é item obrigatório para conseguir fazer o saque. Na verdade, o que esse documento permite é a facilidade em receber o benefício, podendo fazer a retirada em caixas eletrônicos ou usando a função débito. Isso significa que é possível fazer compras em estabelecimentos e pagar no débito, descontando o valor da sua conta do Caixa Tem.

No entanto, nem todos os beneficiados têm o cartão do Bolsa Família, seja porque ainda usam a versão mais antiga sem chip, ou ainda não foram contemplados com a troca. O cartão do Auxílio Brasil ainda pode ser usado porque possuí o chip e as mesmas funções, a única mudança é no logo do programa.

É possível fazer o resgate da quantia, sem o cartão, e da seguinte forma:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile