Agências do INSS deixam de funcionar e titular ganha nova forma de atendimento

Pontos-chave
  • Uma falha no sistema cancelou milhares de atendimentos do INSS na última semana;
  • O problema foi agravado devido a uma falha no link de internet fornecido pela Embratel;
  • Os segurados não foram avisados antecipadamente da suspensão das atividades.

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) enfrentaram instabilidades na última semana. Uma falha no sistema do instituto Dataprev na última quinta-feira, 25, gerou o cancelamento de milhares de atendimentos a segurados da Previdência Social

Agências do INSS deixam de funcionar e titular ganha nova forma de atendimento
Agências do INSS deixam de funcionar e titular ganha nova forma de atendimento. (Imagem: FDR)

O problema nas agências do INSS foi agravado devido a uma falha no link de internet fornecido pela Embratel, com o objetivo de facilitar o agendamento de atendimentos. O resultado foi milhares de beneficiários prejudicados.

A paralisação teve início nas agências do INSS de Irajá e do Ciad, no Rio de Janeiro, de Paramirim, Iguaí e Palmas do Monte Alto, na Bahia, de Nova Cruz e São Paulo de Potengi, no Rio Grande do Norte, e de Temos Araioses, Timbiras, Aldeias Altas e Coelho Neto, no Maranhão. 

Esta não é a primeira vez que as agências do INSS sofrem as consequências em virtude de falhas no processamento do Dataprev. A situação semelhante mais recente aconteceu em março. Na época, houve o cancelamento de mais de 25 mil perícias médicas agendadas para o mesmo dia. 

Logo, os segurados que dependiam do serviço para receber os benefícios, foram surpreendidos pela inconsistência. É válido explicar que as falhas no Dataprev são apontadas como um dos principais motivos para a demora nos procedimentos executados nas agências do INSS. 

Os segurados não foram avisados antecipadamente da suspensão das atividades. Pela manhã, dois cartazes indicavam que os atendimentos gerais seriam remarcados e, no caso de perícias, os segurados deveriam ligar para a Central 135.

As dificuldades nas agências se somam a dois dias em que trabalhadores, aposentados e pensionistas ficaram sem acesso ao site e aplicativo do Meu INSS.

Segundo a Dataprev, empresa de processamento de dados do Governo Federal, o pane teria sido causado durante uma manutenção preventiva no datacenter do Rio de Janeiro, no último domingo, 21. 

De acordo com a empresa, durante um procedimento padrão no equipamento de armazenamento, realizado pelo próprio fabricante, ocorreu um desligamento não programado de alguns discos. No fim da tarde de terça-feira, 23, a Dataprev informou que os serviços foram restabelecidos.

“No momento, apenas algumas funcionalidades da plataforma Meu INSS apresentam intermitência devido ao alto volume de acessos. Ao todo, o sistema soma quase 120 funcionalidades”, informou.

Meu INSS substitui atendimentos nas agências do INSS

Através do MEU INSS, o segurado do instituto consegue realizar o envio de documentos, sejam eles escaneados ou fotografados, como no caso do atestado médico, o mais comum deles. 

Para realizar este procedimento, basta acessar o MEU INSS e selecionar a opção “Agendar Perícia”, em seguida, clicar em “Perícia Inicial” e ao surgir a questão “Você possui atestado médico?”, o usuário deve responder “sim” e anexar o respectivo documento. 

Veja abaixa a lista de alguns dos serviços disponíveis pela plataforma:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição; 
  • Salário maternidade; 
  • Pensão por morte; 
  • Auxílio-doença;
  • Seguro-desemprego do pescador artesanal;
  • Benefícios assistenciais; 
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão, entre outros. 

Lembrando que ao fazer a solicitação de qualquer um dos serviços mencionados acima, o usuário consegue acompanhar todas as etapas do processo. Basta que ele salve o protocolo de requerimento, o qual também poderá ser fornecido em atendimentos tanto pelo site ou aplicativo, quando pela Central de Atendimento 135. 

Acesso ao Meu INSS

Antes de mais nada, o beneficiário precisa saber como realizar o acesso ao aplicativo. Sendo assim, ele pode acessar a seção MEU INSS hospedada no site do instituto, ou instalar o aplicativo “Meu INSS” no aparelho celular. 

Na sequência, basta fazer um cadastro e criar uma senha. Ressaltando que, se desejar, o usuário também pode adquirir uma senha provisória pelo site de algumas instituições bancárias. É importante dizer que tanto o site do INSS quanto a Central de Atendimento 135, funcionam de segunda-feira a sábado, das 07 às 22h. 

Prazos do Meu INSS

Por fim, o INSS reforça que aqueles segurados que forem notificados por meio de sms ou e-mail informando alguma pendência, não devem se preocupar. Pois, conforme citado anteriormente, toda a documentação capaz de comprovar qualquer fato, pode ser enviada pela plataforma. 

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.