Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber salário em dobro neste mês de maio e segue até o mês de julho, junto com os depósitos tradicionais para o mês. Confira os detalhes e o cronograma de pagamento deste dinheiro extra.
O salário duplo para aposentados e pensionistas do INSS é referente ao benefício mensal e também a primeira parcela do 13° salário. O Governo Lula antecipou o pagamento do abono natalino, assim como ocorreu nos últimos anos com a pandemia.
O 13° ocorre em duas parcelas. Primeiro recebem as pessoas que ganham um salário mínimo e depois o calendário segue para quem recebe acima do piso salarial. A cada dia útil um novo grupo é contemplado com base no final do número do seu benefício, com isso, o próximo pagamento do benefício está marcado para a segunda-feira (29).
Dessa forma, o pagamento será feito a pessoas que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentados, pensionistas ou auxílio-reclusão. O valor do 13° já levará em conta o reajuste do salário mínimo que é de R$ 1.320.
Os beneficiários podem verificar os valores e as datas pelo aplicativo (Google Play e App Store) e site do Meu INSS, ou pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A única exceção de recebimento fica para os beneficiários que são sociais e não previdenciários, como é o caso do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O cidadão não contribuiu para conseguir esse salário mensal, por isso não tem direito de receber o 13º salário e caso faleça seus dependentes não receberão pensão por morte.
Calendário de pagamentos do 13º salário
Para acompanhar o calendário de pagamentos do 13º salário é preciso conferir o número do benefício. Essa numeração está disponível no cartão de saque, extrato do aplicativo ou na carta em que o cartão foi enviado. Vale o penúltimo número, aquele que antecede o hífen.
O primeiro saque começou em 25 de maio e vai até 7 de junho, enquanto o segundo terá início em 26 de junho e vai até 7 de julho.
Para quem recebe um salário mínimo
Primeira parcela
Benefício final 1 – 25 de maio;
Benefício final 2 – 26 de maio;
Benefício final 3 – 29 de maio;
Benefício final 4 – 30 de maio;
Benefício final 5 – 31 de maio;
Benefício final 6 – 1 de junho;
Benefício final 7 – 2 de junho;
Benefício final 8 – 5 de junho;
Benefício final 9 – 6 de junho;
Benefício final 0 – 7 de junho.
Segunda parcela
Benefício final 1 – 26 de junho;
Benefício final 2 – 27 de junho;
Benefício final 3 – 28 de junho;
Benefício final 4 – 29 de junho;
Benefício final 5 – 30 de junho;
Benefício final 6 – 03 de julho;
Benefício final 7 – 04 de julho;
Benefício final 8 – 05 de julho;
Benefício final 9 – 06 de julho;
Benefício final 0 – 07 de julho.
Para quem recebe o teto do INSS
Primeira parcela
Benefício final 1 e 6 – 1 de junho;
Benefício final 2 e 7 – 2 de junho;
Benefício final 3 e 8 – 5 de junho;
Benefício final 4 e 9 – 6 de junho;
Benefício final 5 e 0 – 7 de junho.
Segunda parcela
Benefício final 1 e 6 – 03 de julho;
Benefício final 2 e 7 – 04 de julho;
Benefício final 3 e 8 – 05 de julho;
Benefício final 4 e 9 – 06 de julho;
Benefício final 5 e 0 – 07 de julho.