SAQUE EXTRAORDINÁRIO! Liberação pro FGTS causa euforia entre os trabalhadores

O saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi liberado e, para este período, virão por meio de duas modalidades distintas. Sendo assim, os cidadãos brasileiros que trabalham sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) podem se beneficiar com essa graninha extra.

SAQUE EXTRAORDINÁRIO! Liberação pro FGTS causa euforia entre os trabalhadores
SAQUE EXTRAORDINÁRIO! Liberação pro FGTS causa euforia entre os trabalhadores. (Imagem: FDR)

Ao iniciar um vínculo empregatício formal, o cidadão brasileiro tem uma conta FGTS aberta em seu nome na Caixa Econômica Federal. Assim, todo mês 8% do salário do trabalhador vai para o seu fundo de garantia. Então, caso ocorra uma eventual demissão sem justa causa, o funcionário pode sacar integralmente os valores de sua conta FGTS.

Porém, existem diferentes modalidades de saque disponíveis para os trabalhadores que possuem uma conta do Fundo de Garantia. E alguns deles, já estão a disposição para os trabalhadores brasileiros. Os valores podem variar para cada cidadão.

Saques disponíveis do FGTS

Aniversariantes do mês de maio conseguirão efetuar saques parciais com valores de entre R$50,00 e R$2 mil por meio do Saque-Aniversário. Nessa modalidade, é possível resgatar o Saque-Aniversário até 3 meses após o mês de aniversário.

Para receber o saque pelo FGTS no seu aniversário é preciso fazer a troca de modalidades de saque, abrindo mão da rescisão. Caso seja demitido sem justa causa a multa de 40% sobre o saldo do fundo ainda é válida e deve ser paga. Essa mudança precisa acontecer até o último dia do mês de nascimento do trabalhador, caso contrário o saque somente poderá ser feito em 2024.

Além disso, a Caixa Econômica Federal também irá disponibilizar o Saque Calamidade. Já por meio desta modalidade, podem sacar os valores do FGTS apenas os trabalhadores que vivem atualmente em uma região que está passando por calamidade pública.

Passo a passo para consultar o saldo no aplicativo do FGTS

  • Abra o aplicativo e selecione “Entrar”;
  • Selecione “Continuar” para iniciar a sessão usando o login do gov.br;
    Informe seu CPF, responda a verificação e clique em “Próximo”;
  • Digite sua senha e selecione “Entrar” (ou “Recuperar senha”, caso não se lembre do código);
  • A plataforma dará a opção de cadastrar uma conta bancária. Caso não queira, selecione “Voltar” para ir para a tela inicial;
  • Na tela inicial, o último depósito feito na sua conta do Fundo estará indicado em um box cinza;
  • No topo da tela, é possível visualizar as informações financeiras do seu emprego atual ou da última empresa onde trabalhou. Selecione esse campo para ver mais detalhes;
  • Para salvar essa relação em seu celular, selecione “Gerar extrato PDF”.