Meu INSS+: conheça os descontos concedidos pela carteirinha dos aposentados

Pontos-chave
  • O Governo Federal lançou uma carteirinha de benefícios para aposentados da Previdência Social;
  • A carteirinha dos aposentados elimina a necessidade de um documento impresso, além de oferecer descontos e benefícios aos segurados;
  • A ferramenta possui um cartão virtual, o Meu INSS+, usado como comprovação de vínculo com o instituto. 

Desde a última segunda-feira, 22, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram a possibilidade de comprovar renda por meio da carteirinha dos aposentados. Oficialmente intitulada de Meu INSS+, a ferramenta pode ser acessada diretamente pelo aplicativo. 

Meu INSS+: conheça os descontos concedidos pela carteirinha dos aposentados
Meu INSS+: conheça os descontos concedidos pela carteirinha dos aposentados. (Imagem: FDR)

A carteirinha dos aposentados elimina a necessidade de um documento impresso, além de oferecer descontos e benefícios aos segurados. Lançada por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Ministério da Previdência Social, a ferramenta possui um cartão virtual, o Meu INSS+, usado como comprovação de vínculo com o instituto. 

Com o Meu INSS+, os aposentados e pensionistas têm a chance de obter descontos em farmácias, cinemas e demais estabelecimentos com a parceria do Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF).

Destacando que não há necessidade de ser correntista do BB, basta acessar a página: bb.com.br/minhapágina utilizando o cadastro do Gov.br para resgatar os cupons. 

No caso da Caixa Econômica, é preciso ser cliente do banco, além do que, os benefícios estão vinculados a outros serviços. Segundo o INSS, a expectativa é para que os bancos privados também se tornem adeptos ao programa. 

Lista de descontos concedidos pelo Meu INSS+

Antes de mais nada, é importante reforçar que o Meu INSS+ pode ser usufruído por aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios da Previdência Social. A carteirinha virtual pode ser acessada pelo site ou aplicativo Meu INSS, através do ícone “Carteira do Beneficiário”. 

Os segurados do INSS que apresentarem a carteirinha em estabelecimentos parceiros do programa, têm direito a descontos em produtos e serviços. De acordo com o Banco do Brasil, tratam-se de ofertas dinâmicas, com cupons que podem ser modificados ou renovados de acordo com a negociação individual. Alguns dos descontos, são:

A lista completa e atualizada por ser conferida no site bb.com.br/minhapagina, com acesso pelo cadastro Gov.br. Correntistas da instituição podem conferir os benefícios no aplicativo.

Na Caixa Econômica Federal, somente correntistas têm acesso aos benefícios. O banco oferece condições especiais para o pagamento com cartões Caixa Elo, como:

Há outros benefícios que podem ser acessados conforme o serviço contratado pelo cliente, disponíveis no site caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/inss/.

Meu INSS 2023: CADASTRO, CONSULTA ONLINE, EXTRATO E AGENDAMENTO DIGITAL DOS SERVIÇOS

Como emitir a carteirinha do Meu INSS+

Para emitir a carteira o segurado deve seguir estes passos:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
  3. Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
  4. Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
  5. Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.

O documento deve conter as seguintes informações:

“A validação da autenticidade da Carteira do Beneficiário será realizada por meio do QR Code, que apresentará as informações atualizadas na data da sua consulta”, diz o texto no Diário Oficial da União (DOU).

A emissão da carteira será válida apenas para quem possui o benefício do INSS ativo e terá um QR code dinâmico, válido por 30 dias. O cartão foi desenvolvido pela Dataprev e faz parte da substituição ao papel.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile