A Receita Federal abriu, na quarta-feira (24), a consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF de 2023. O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão na fila e o valor é o maior da história.
Esse será o maior depósito da história, serão R$ 7,5 bilhões distribuídos entre os que têm direito ao benefício. A restituição é paga para quem apresentou gastos dedutíveis durante o ano de 2022, e que conseguiu descontos no valor final da tributação. Os descontos serão concedidos por meio do pagamento da restituição, como se a Receita estivesse devolvendo valores ao contribuinte.
Depois de enviado a declaração, os contribuintes receberão a mensagem informando se há valores a serem pagos e se há quantias a serem restituídas. Tendo direito ao pagamento da restituição do Imposto de Renda, basta aguardar que o depósito seja feito em um dos cinco lotes.
Para quem já entregou a declaração, que tem o prazo até 31 de maio, é importante ficar de olho no lote da restituição do imposto, mas não apenas para resgatar o dinheiro. A consulta é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se caiu na malha fina.
Primeiro lote de restituição
Neste primeiro lote vão receber os contribuintes com prioridade legal: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Depois das prioridades legais, a restituição do IRPF vai ser paga de acordo com a forma de pagamento escolhida. Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix, com a chave sendo o CPF, até 10 de maio, também vai ter prioridade, que também contempla restituições residuais anteriores.
Como consultar a restituição do IR
Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição do IRPF, o contribuinte deve entrar no site oficial da Receita Federal, além de ser possível realizar o mesmo processo através do App ‘Meu Imposto de Renda’. Confira o passo a passo:
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Agora escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
- Informe CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Preencha o código de segurança informado;
- Tenha acesso as informações.
Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.
Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores através do Portal BB, do Banco do Brasil. Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Calendário da Restituição do IR 2023
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro