Para quem cumpriu com algumas regras básicas que prometem antecipar a restituição do Imposto de Renda, a ansiedade está grande. Isso porque, o pagamento do primeiro lote acontece já na próxima semana, em 31 de maio. Para ter certeza de que será contemplado logo no primeiro pagamento feita pela Receita Federal é preciso aguardar a abertura do portal de consultas.
Como de costume, a consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda ficará disponível uma semana antes do pagamento. Ou seja, como o depósito acontecerá em 31 de maio o portal será liberado para verificação no dia 24. As informações já compartilhadas pela Receita são de que esse será o maior pagamento da história, com R$ 7,5 bilhões distribuídos.
Serão 4 milhões de contribuintes recebendo a restituição no primeiro lote, sendo que 95% deles pertencem ao grupo com prioridade legal. Em todo lote a prioridade será para: idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Esse direito à prioridade é garantido por lei para essas pessoas.
Além deles, embora sejam apenas 5% dos contemplados, veem os outros grupos que seguiram as recomendações da Receita para inclusão no primeiro lote da restituição do Imposto de Renda. Como: enviaram a declaração até o dia 10 de maio, optaram pela versão pré-preenchida do documento, escolherem receber a restituição via PIX.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
O contribuinte tem a opção de consultar se será contemplado no lote de restituição do Imposto de Renda usando dois canais. O primeiro é o aplicativo Meu Imposto de Renda, e outro o site da Receita Federal.
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Escolha “Consultar restituição” e em seguida “Iniciar”;
- Informe número de CPF, data de nascimento e ano da declaração;
- O sistema vai informar se o contribuinte foi incluso nesse lote.
No aplicativo o processo é mais simples porque com o login o próprio sistema já identifica quem é o contribuinte.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
A consulta ao pagamento será liberada sempre uma semana antes do pagamento da restituição do Imposto de Renda.
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.