Atualmente, existem mais de 70 milhões de brasileiros que estão com dívidas acumuladas no Serasa. Ciente da quantidade de pessoas com o nome sujo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deu um pronunciamento recentemente para auxiliar esses brasileiros.
De acordo com Haddad, em pouco tempo haverá o lançamento do ‘Desenrola’, novo programa social que promete ajudar as pessoas a zerar dívidas. O Desenrola é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia é criar uma plataforma digital para que as pessoas de baixa renda possam quitar os débitos com várias empresas do varejo, sejam elas grandes ou pequenas.
Para viabilizar o programa, o governo federal já separou um orçamento entre R$ 11 bilhões e R$ 15 bilhões para garantir as operações. Haddad disse que a medida provisória para a criação do programa já está na Casa Civil.
Porém, enquanto essa promessa de campanha não é confirmada, há algumas saídas para brasileiros que querem quitar suas dívidas e obter crédito.
Programa do Serasa para quem tem nome sujo
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em abril deste ano, 78,3% das famílias brasileiras estavam com dívidas em aberto.
Sabendo disso, o Serasa tem realizado o feirão Limpa Nome. A medida é direcionada a cidadãos inadimplentes possibilitando que façam renegociação de dívidas com até 90% de desconto.
Esta é uma das maiores oportunidades para o consumidor brasileiro que tem dificuldade em quitar as dívidas. Pensando nisso, o Serasa oferece períodos periódicos para esses cidadãos inadimplentes regularizarem os débitos de forma online.
A consulta e renegociação das dívidas do Feirão Limpa Nome podem ser feitas de forma totalmente digital por meio dos canais oficiais do Serasa:
- Site: feiraolimpanome.com.br;
- App Serasa no Google Play e App Store;
- Ligação gratuita 0800 591 1222;
- WhatsApp 11 99575-2096.
Benefício do CPF na nota
Muitas pessoas falam sobre o uso do CPF na nota fiscal ser vantajoso para estes inadimplentes. O ato de colocar o CPF na nota fiscal não é algo que vá ajudar as pessoas que estão devendo. Porém, é possível usar as notas fiscais com CPF para mostrar ao Serasa o comportamento com gastos.
A instituição que controla o número de devedores no país valoriza os cidadãos que realizam seus pagamentos de forma à vista ou dentro do prazo, e isso pode influenciar no seu crédito com a organização, o que possibilita conseguir um financiamento. Portanto, é importante se atentar a estes fatores antes de negar que se coloque o CPF na nota fiscal.
Em muitos casos, o histórico financeiro das pessoas é estudado antes de conceder crédito, e, por conta do risco, as empresas acabam optando por não realizar a concessão para clientes com nome sujo.