Governo pode incluir instrumentos adicionais nos concursos públicos que são realizados no país. Com alterações é possível que uma parcela da população seja beneficiada com o aumento da oferta de vagas. Entenda o que poderá ser modificado.
O Governo Lula estuda mudanças para os processos de realização de concursos públicos no Brasil. A ideia é inserir instrumentos adicionais de avaliação dos candidatos, inclusive, com a utilização de tecnologias em algumas fases das seleções.
De acordo com o Senado Federal, as mudanças são:
“Para a modernização dos concursos públicos aqui no Brasil, trazendo mais segurança jurídica para os órgãos e os servidores públicos que querem ter a seu dispor ferramentas mais modernas e inovadoras de avaliação dos candidatos aos concursos públicos, e os próprios candidatos passam a ter mais segurança jurídica em relação aos editais dos concursos. Esses vão ter, nas provas e no seu esforço de ingresso no serviço público, mais clareza da composição das etapas que estarão dentro da previsão dos editais”.
Mudanças nos concursos públicos
Uma das mudanças propôs é a inserção de novas etapas específicas aos cargos, por exemplo, a elaboração de documentos que o candidato terá que lidar caso seja aprovado.
Além da implantação da avaliação de habilidades por meio de testes físicos, entrevistas, avaliação mental ou teste psicotécnico.
Outra ideia é a utilização de tecnologia de modo que seja possível realizar etapas à distância, não se sabe exatamente como isso seria feito e quais as etapas seriam incluídas nesse quesito.
Esse quesito dependeria de alguns pontos, como um ambiente virtual seguro que garanta a integridade da seleção.
Vale lembrar que as mudanças propostas pelo Governo Federal devem contemplar também as pessoas com deficiência que desejam concorrer aos cargos públicos.
A proposta foi submetida no ano de 2020, já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e deve ser votada pelos Senadores ainda, podendo sofrer vetos e mudanças no texto ainda.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.