Restituição do IRPF tem consulta AUTORIZADA e valor surpreende os contribuintes

O pagamento da primeira parcela da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) está marcada para acontecer em 31 de maio. Esse também é o último dia para que os contribuintes enviem a declaração o Imposto de Renda. Ao todo, serão cinco lotes de pagamentos da restituição que terminarão os depósitos em setembro. A expectativa é de que nessa semana a consulta seja liberada.

Restituição do IRPF tem consulta AUTORIZADA e valor surpreende os contribuintes
Restituição do IRPF tem consulta AUTORIZADA e valor surpreende os contribuintes (Imagem: FDR)

É comum que a consulta ao lote de restituição do IRPF seja liberada uma semana antes do pagamento. De acordo com a Receita Federal, até o dia 24 de maio (quarta-feira) os seus sistemas vão liberar as informações sobre quem tem direito ao pagamento da restituição nesse primeiro lote. Quem não for incluso ainda terá outras quatro oportunidades de receber o benefício.

A restituição é paga quando os valores de dedução apresentados pelo contribuinte são abatidos do valor final da sua tributação. Isso é, quando o cidadão apresenta e comprova quais foram seus gastos em 2022 e consegue diminuir o valor que será pago de imposto. O desconto é concedido para o brasileiro em forma de restituição.

Ao enviar a declaração o portal informa se há valores a serem restituídos. Terão prioridade no pagamento da restituição do IRPF grupos como: idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério. Além de quem enviou a declaração até 10 de maio, optou pela versão pré-preenchida e pelo pagamento via PIX. 

Como consultar o lote de restituição do IRPF?

O portal de abertura da consulta ao lote de restituição do IRPF deve ser liberado uma semana antes do pagamento do primeiro lote, em 31 de maio. O valor será transferido para a conta corrente que o cidadão informou ao enviar a declaração, ou para a conta em que a sua chave PIX de número de CPF tiver sido cadastrada.

Para verificar se foi incluso nesse primeiro lote basta:

  • Acessar o site da Receita Federal e clicar em “Imposto de Renda”;
  • Agora, escolha “Consultar restituição”, em seguida “Iniciar”;
  • Preencha com o número de CPF e data de nascimento do titular da declaração e o ano que o documento foi entregue;
  • Confira se foi contemplado.

Esse mesmo processo pode ser feito no App Meu imposto de Renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com