Golpe do PIX envolvendo jornalistas da RECORD tem novo contéudo REVELADO

Na última sexta, 19, foi divulgado pela Policia Civil os depoimentos dos jornalistas envolvidos no suposto esquema de fraudes de doações efetuadas através do PIX praticado pela equipe de um programa jornalístico da Tv Itapoan, afiliada da Record na Bahia.  Confira os detalhes.

Golpe do PIX envolvendo jornalistas da RECORD tem novo contéudo REVELADO
Golpe do PIX envolvendo jornalistas da RECORD tem novo contéudo REVELADO (Imagem FDR)

Os profissionais foram ouvidos na quinta, 18, na Delegacia de Estelionato e Outras Fraudes (Dreof). A Polícia não sabe, até o momento, se existe um valor exato de dinheiro supostamente desviado pela equipe do programa e o caso é enquadrado como estelionato por meio virtual.

Depoimentos de jornalistas no caso do golpe do PIX na Record 

Os dois jornalistas que deram depoimento disseram que aconteceu uma movimentação financeira entre os jornalistas. Um dos titulares de chaves PIX que foram utilizadas na fraude é amigo de infância de um dos dois jornalistas que prestaram depoimento. Porém, os dois alegam que esta movimentação foi em decorrência de um empréstimo em dinheiro vivo de dezenas de milhares a este amigo.

Também foi ouvido o titular da conta bancária ligada à chave PIX que foi exibida no programa, no caso que teve a ajuda de um jogador de futebol.

Este titular, de acordo com a polícia, disse que emprestou sua conta para o amigo de infância de um dos jornalistas e chegou até mesmo a informar para a polícia os extratos bancários.

Ainda segundo a Polícia Civil, foi verificado se existia uma diferença entre o valor total doado e a quantia repassada. Com isso foi constatado que houve uma apropriação de cerca de R$ 70 mil oriundos destas doações, valor do qual a contribuição do jogador não fazia parte.

Os outros titulares de chaves PIX são ligados de forma direta ou indireta a este amigo de infância de um dos suspeitos do golpe. 

Um dos jornalistas disse que a entrada do dinheiro em sua conta tinha origem no fato de que pessoas pagavam uma quantia para que seus nomes fossem citados no programa e que mentia ao falar que essas pessoas doavam.

Ainda de acordo com os dois jornalistas, os valores pagos eram repartidos entre eles.

O que disse a defesa

De acordo com a defesa dos dois jornalistas, realizada pelo advogado Marcus Rodrigues, eles não tiveram envolvimento com as chaves PIX exibidas nas matérias e que isso foi reforçado no depoimento de “uma pessoa imprescindível nas investigações”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.