Para os contribuintes que declararam o Imposto de Renda 2023 e estão na expectativa de receber a restituição do IRPF, a Receita Federal ainda não divulgou a lista de quem vai receber no primeiro lote, porém, já há data de quando estará disponível a consulta ao primeiro lote.
A Receita Federal pretende liberar a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 dia 24 de maio (quarta-feira), a partir das 10h, uma semana antes de fazer o depósito, como sempre ocorre.
Para quem já entregou, é importante ficar de olho no lote da restituição, mas não apenas para resgatar o dinheiro. A consulta é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se caiu na malha fina.
Primeiro lote de restituição
Já é certo que neste primeiro lote vão receber os contribuintes com prioridade legal: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Depois das prioridades legais, as restituições vão ser pagas de acordo com a forma de pagamento escolhida. Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix, com a chave sendo o CPF, até 10 de maio também vai ter prioridade. Por fim, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração.
Calendário de pagamento da restituição do IRPF
Os pagamentos das restituições terão início em 31 de maio deste ano. E serão cinco lotes de restituição do imposto de renda, seguindo a programação da Receita Federal.
Confira abaixo as datas de pagamento:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para consultar quando vai receber a restituição do imposto de renda, vá ao site ‘Meu Imposto de Renda‘ e, na lista de serviços, clique em ‘Consultar Restituição’. Para a consulta simples, basta acessar o site e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá é possível saber o status da declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se a declaração está na ‘malha fina’.
No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de erros encontrados na declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.