CNH social com inscrições ABERTAS! Veja como se candidatar e tirar o documento SEM pagar

O governo federal é responsável por uma gama de benefícios sociais. Em sua grande maioria, os benefícios são destinados para a parcela da população por dificuldades financeiras e estão vivendo em uma situação vulnerável. Um destes auxílios é a CNH Social, que está com as vagas abertas; confira abaixo.

CNH social garante a habilitação GRATUITA para os moradores destas regiões
CNH social com inscrições ABERTAS! Veja como se candidatar e tirar o documento SEM pagar (Imagem: FDR)

Atualmente, a CHN Social segue o seu intuito de criação, que é garantir às pessoas de baixa renda que consigam ter acesso ao documento que permite o translado e a posse de um veículo próprio. A CHN é uma documentação de extrema importância em território nacional.

Além disto, estamos vivendo um período da história em que há um crescimento exacerbado de trabalhadores informais. Ou seja, aqueles cidadãos que exercem a sua profissão de maneira informal, como é o caso dos Microempreendedores Individuais (MEI).

O MEI não trabalha com a carteira assinada. E o número de motoristas de aplicativo, sejam eles responsáveis pelo transporte de pessoas, itens ou alimentos, se torna necessária a obtenção de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para se locomover entre o nosso país.

Então, sabendo desses tipos de casos, o governo federal faz com que seja possível a retirada desta CNH de uma maneira gratuita, em que as pessoas que vivem em uma situação de pobreza e extrema pobreza, por exemplo, consigam ter o direito de realizar as aulas práticas e teóricas gratuitamente.

Como solicitar a CNH Social?

Para solicitar a CNH Social, o cidadão terá de provar que possui uma baixa renda, incompatível com os custos que serão arcados ao decorrer do curso de direção. Para os que nunca fizeram, saibam que para a emissão da CNH, o cidadão precisa efetuar pagamentos para todas as etapas do procedimento.

Isto porque envolve aulas teóricas, aulas práticas, exames médicos, uma taxa que normalmente é cobrada por toda autoescola, que serve como uma taxa de serviço; são valores altíssimos e que jovens que buscam o seu primeiro veículo não conseguem arcar ou ao menos considerar o pagamento.

A CHN Social está com as inscrições abertas e é organizada de forma estadual, onde cada estado possui o seu prazo. Então, caso você seja financeiramente vulnerável e possui mais de 18 anos, visite o site do Detran em sua cidade, busque pelo benefício cedido anualmente pelo governo federal, que é a CNH Social, e aplique o seu formulário para participar do programa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].