Mulheres que ganham MAIS do que seus parceiros tem novidade IMPRESSIONANTE

Com recente marco da aprovação da lei da igualdade salarial, alguns dados interessantes devem apresentar aumento ainda mais expressivo.  A luta por salários iguais para homens e mulheres se arrasta há anos.

Mulheres que ganham MAIS do que seus parceiros tem novidade IMPRESSIONANTE
Mulheres que ganham MAIS do que seus parceiros tem novidade IMPRESSIONANTE (Imagem: Montagem/FDR)

Na luta por mais igualdade entre homens e mulheres, a igualdade salarial sempre se fez parte das pautas. Recentemente o texto sobre o assunto foi aprovado e deve aumentar o número de mulheres que ganham mais do que seus parceiros e colocar as trabalhadoras em pé de igualdade com os profissionais que executam as mesmas funções.

Aumenta o número de mulheres que ganham mais do que seus parceiros

De acordo com o novo relatório do Pew Research Center, o número de mulheres que possuem salários maiores do que seus parceiros triplicou em 50 anos, passando de 5% para 16%.

Também nesse período de 1972 a 2022, o número de casais com salários iguais passou de 11% para 29%.

Outro dado importante da pesquisa mostrou uma queda na porcentagens de famílias em que o homem é o provedor, no ano de 1972, 85% dos casamentos tinham o homem com uma renda maior do que a mulher, atualmente houve uma redução para 55% das uniões.

Um dos fatores que levam a esses dados é o aumento do número de mulheres com diploma de número superior, por sinal, hoje elas representam a maioria.

Por outro lado, um levantamento recente feito pela Folha de São Paulo apontou que as mulheres bem sucedidas têm mais dificuldades em encontrar parceiros; seja pelo desejo de construir uma família com alguém com o mesmo nível de formação, seja pela imagem que muitos homens têm de que eles têm que ter  renda maior em casa.

“Mas como você tem mais mulheres, na média, com mais escolaridade que os homens, algumas acabam tendo mais dificuldade de encontrar um parceiro se estiverem buscando aquele nível de escolaridade”, aponta Lorena Hakak, professora de economia da UFABC (Universidade Federal do ABC) e presidente da GeFam (Sociedade de Economia da Família e do Gênero).

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.