IBGE anuncia 8 mil novas vagas de emprego para todo o Brasil; veja requisitos

Na última quarta-feira (17) foi publicada uma portaria dos ministérios da Gestão e do Planejamento no Diário Oficial da União. Na ocasião, foi autorizada a abertura de um concurso público para contratação de 8.141 novos funcionários que deverão atuar no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A contratação será temporária e valerá para elaboração de uma pesquisa.

IBGE anuncia 8 mil novas vagas de emprego para todo o Brasil; veja requisitos
IBGE anuncia 8 mil novas vagas de emprego para todo o Brasil; veja requisitos (Imagem: FDR)

De acordo com as informações já compartilhadas, do total de vagas de emprego no IBGE, pelo menos 268 serão para atuação no pós-Censo Demográfico 2022. O Censo começou em agosto de 2022 e percorreu todas as cidades brasileiras. Devido as dificuldades que os recenseadores encontraram para alcançar a meta de pesquisa, o levantamento que duraria até outubro vai até maio de 2023.

Com os dados coletados, o poder público vai conseguir identificar quais são as principais dificuldades dos brasileiros. Como a falta de saneamento básico, quem tem casa própria ou vive de aluguel, qual a renda média da população em determinada região. Além de muitas outras informações que são possíveis de serem descobertas por meio do Censo.

Para chegar ao resultado final é preciso a elaboração da pesquisa, feita pelo IBGE e que necessita de mais mão de obra. Além do Censo, o instituto ainda tem outras análises e pesquisas para iniciar e concluir, por isso a necessidade de mais de 8 mil novos funcionários para que atuem nessa gestão de coleta e interpretação de dados.

Cargos disponíveis nas vagas do IBGE

De acordo com as informações já divulgadas sobre as vagas de emprego para o IBGE, a maioria dos cargos são para agente de pesquisas e mapeamento, mas há outras opções. A lista completa é de:

  • Agente de pesquisas e mapeamento (6.742 vagas);
  • Supervisor de coleta e qualidade (806);
  • Agente de pesquisa por telefone (276);
  • Agente censitário de mapeamento (148);
  • Codificador (120);
  • Supervisor de pesquisa (49).

A publicação do edital contendo informações sobre o concurso público pode ser feita em até 6 meses. Nesse documento é que o IBGE vai informar o valor de salário para cada cargo, o nível de escolaridade exigido, além do calendário sobre inscrições e data do concurso. O que já foi informado é que o contrato de trabalho terá duração de um ano. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]