Valor do 13º salário pode decepcionar cidadãos: Veja quanto você vai receber!

Milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão prestes a receber o tão aguardado 13º salário. Em uma medida que se repete anualmente, o governo optou por antecipar esse abono em resposta a uma demanda dos próprios beneficiários. Entretanto, é fundamental estar ciente de que o cálculo das parcelas pode trazer surpresas.

Reajuste salarial ganha novo calendário de pagamento decepcionando o trabalhador
Valor do 13º salário pode decepcionar cidadãos: Veja quanto você vai receber! (Imagem: FRD)

Vale destacar que nem todos os beneficiários da Previdência Social têm direito ao décimo terceiro salário do INSS. Existem regras a serem seguidas, como a necessidade de receber um benefício que conceda o pagamento extra. O valor é depositado diretamente na conta em que o cidadão recebe o dinheiro mensalmente.

Podem receber o 13º salário os aposentados, pensionistas, pessoas que recebem auxílios por incapacidade, beneficiários do salário maternidade e outros benefícios previdenciários. Vale destacar que os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada não possuem direito ao depósito.

Valor das parcelas do 13º salário do INSS

O cálculo das parcelas do 13º salário do INSS segue a mesma lógica aplicada a trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos e demais pessoas elegíveis para esse adicional salarial. É levado em consideração o valor mensal recebido pelo aposentado ou pensionista, assim como a quantidade de meses em que o benefício é pago.

Aqueles que recebem o benefício há mais de um ano terão um valor maior em relação aos que foram contemplados nos últimos seis meses. Isso ocorre da seguinte forma:

  • É somado todos os pagamentos dos últimos 12 meses;
  • O resultado é dividido por 12 meses;
  • O valor final é dividido em duas partes e pago em meses diferentes.

Dessa maneira, o 13º salário do INSS é calculado com base na média dos valores mensais recebidos ao longo de um ano. A divisão em duas parcelas tem o objetivo de equilibrar o recebimento ao longo do ano, auxiliando no planejamento financeiro dos aposentados e pensionistas.

Para facilitar os seus cálculos e descobrir o valor exato do seu pagamento, utilize a nossa calculadora para encontrar o resultado:

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.