Imposto de Renda 2023: Receita Federal libera IMPORTANTE data

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 vai ser pago em 31 de maio, mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte enviar a declaração deste ano. Porém, já há data de quando estará disponível a consulta do lote, e é importante ficar de olho, mas não apenas para resgatar o dinheiro.

Imposto de Renda 2023: Receita Federal libera IMPORTANTE data
Imposto de Renda 2023: Receita Federal libera IMPORTANTE data. (Imagem: FDR)

A consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 estará disponível até o dia 24 de maio, numa quarta-feira. Seguindo a prática habitual com a lista de contribuintes elegíveis divulgada uma semana antes do início dos pagamentos.

Neste ano, o pagamento das restituições terá início a partir de 31 de maio. Aqueles que enviaram suas declarações até o dia 10 de maio terão a chance de receber no primeiro lote, sendo que as datas de pagamento para cada lote são definidas por lei.

Para quem já enviou, é importante ficar de olho no lote da restituição, mas não apenas para resgatar o dinheiro. A consulta é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se caiu na malha fina.

O pagamento por restituição é a devolução do imposto que foi pago em excesso pelo contribuinte ao longo do ano anterior. Portanto, aqueles que não têm direito à restituição podem optar por parcelar o pagamento do imposto devido em até oito vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 50.

Quem vai receber no primeiro lote

O critério de prioridade para o recebimento da restituição, que segue a data de entrega, inclui os seguintes grupos: idosos acima de 80 anos, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e demais contribuintes.

Para os demais contribuintes, as restituições vão ser pagas de acordo com a forma de recebimento escolhida. Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix, com a chave sendo o CPF, até 10 de maio também vai ter prioridade. Por fim, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração.

Calendário de restituição 2023

No total, as restituições do imposto de renda serão divididas em cinco lotes. As datas de pagamento de cada lote podem ser conferidas abaixo:

  • 1º lote da restituição – consulta em 24 de maio e pagamento dia 31
  • 2º lote – 30 de junho
  • 3º lote – 31 de julho
  • 4º lote – 31 de agosto
  • 5º lote – 29 de setembro