INSS anuncia ÓTIMA notícia para segurados que precisam consultar pedidos

Não é de hoje que o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) tem investido em recursos mais modernos e tecnológicos. O objetivo é diminuir a demanda de atendimento presencial, poupar o tempo dos segurados, e conseguir atender ao que esse público precisa. Por isso, além dos canais online a Previdência Social também tem a Central de Atendimento por telefone. Foi essa central que recebeu uma novidade que promete animar quem tem pedido parado.

INSS anuncia ÓTIMA notícia para segurados que precisam consultar pedidos
INSS anuncia ÓTIMA notícia para segurados que precisam consultar pedidos (Imagem: FDR)

A Central de Atendimento do INSS pode ser acessada pelo número de telefone 135, o mesmo em todo país. O canal é usado principalmente por quem não tem acesso a internet, ou sente dificuldade em usufruir de meios online como site ou aplicativo. Isso porque, a ligação oferece praticamente os mesmos serviços disponíveis nesses portais digitais.

É possível dar entrada em um novo pedido previdenciário, mas principalmente consultar o status e andamento de uma solicitação que já foi feita. Depois que um pedido é enviado a Previdência Social tem de 30 a 90 dias para responder, podendo ser um prazo menor que esse ou até mesmo maior embora descumpra a lei. Para auxílios por incapacidade física ou mental o prazo é de até 45 dias. 

A consulta ao requerimento enviado ao INSS pode ser feita dias após o envio do pedido, e em algumas horas depois da realização da perícia conforme orientação do médico. O canal de atendimento 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), e recebeu mais de 40,4 milhões de ligações no ano passado.

Central de Atendimento do INSS anuncia novidades

Até a última quinta-feira (11), a Central de Atendimento 135 aceitava ligações gratuitas feitas por telefone fixo ou telefone público (orelhão). Isso significa que usando um desses dois meios o cidadão conseguia telefonar para o INSS sem pagar nenhuma tarifa. Mas, o uso do telefone fixo e até mesmo do orelhão têm caído consideravelmente, muitas pessoas já nem têm a linha fixa em casa.

Quando optavam por fazer a ligação para acompanhar seu pedido usando o seu aparelho celular, esse público precisava pagar. Ou seja, era debitada uma tarifa com custo de ligação local da recarga disponível naquela linha. Para muitas pessoas essa opção era inviável, já que nem todos têm crédito disponível no celular e acabam por usar os bônus e benefícios da operadora.

Nesse mês, porém, o INSS anunciou que ligações de celular da operadora Claro que tenham DDD 61 (Brasília) passarão a ser gratuitas para a Central de Atendimento. Inicialmente, apenas a operadora Claro oferecerá essa opção, mas a ideia é que no prazo de 30 dias todas as demais companhias deixem de cobrar pela ligação.

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Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]