CONSULTA LIBERADA! Novo lote de RESTITUIÇÃO do IRPF tem data anunciada pela Receita

Para a alegria dos contribuintes, a Receita Federal informou que a consulta do novo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), já tem data marcada. A partir das 10h do dia 24 de maio, será possível saber se você tem direito à devolução do imposto pago em excesso. 

CONSULTA LIBERADA! Novo lote de RESTITUIÇÃO do IRPF tem data anunciada pela Receita
CONSULTA LIBERADA! Novo lote de RESTITUIÇÃO do IRPF tem data anunciada pela Receita. (Imagem: FDR)

A consulta da restituição do IRPF acontecerá uma semana antes da data prevista para os depósitos, como de costume. No entanto, a Receita Federal ainda não informou qual será o contingente de contribuintes com direito à devolução do tributo

O calendário da restituição do IRPF se inicia no dia 31 de maio, mesma data em que encerra o prazo para os contribuintes enviarem a declaração do Imposto de Renda 2023.

Quem prestou contas antecipadamente ao Fisco, terá a chance de ser contemplado prioritariamente. Quem deixou a obrigação para o último instante, deverá ser incluído nos últimos lotes. 

A estimativa apresentada pela Receita Federal é para que cerca de 38 milhões de contribuintes prestem contas ao Fisco até o prazo estipulado. Concluída esta etapa, se inicia o primeiro lote da restituição do IRPF no dia 31 de maio de 2023. 

De acordo com a Receita Federal, um montante aproximado no valor de R$ 300 milhões deve ser liberado por meio da restituição do IRPF. Deste total, R$ 196.597.938,60 devem ser pagos exclusivamente aos contribuintes que compõem o grupo prioritário. São eles:

É importante explicar que o contribuinte tem a chance de antecipar a restituição do IRPF através de duas alternativas distintas. A primeira é o uso da declaração pré-preenchida para aqueles que ainda não prestaram contas ao Fisco. A segunda é o registro da chave Pix no sistema da Receita Federal, desde que o número cadastrado seja o CPF. 

Quem tem direito à restituição do IRPF?

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Qualquer dúvida acerca do direito à devolução, saldo zerado ou necessidade de pagar o IRPF, deve ser esclarecida através do próprio programa de preenchimento e envio das declarações. 

É importante ressaltar que o pagamento dos valores são distribuídos em lotes. No entanto, a data de recebimento está condicionada à categorização do contribuinte no grupo prioritário ou da data em que ele enviou a declaração. Desta forma, a restituição do tributo é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.

LOTES DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023 SÃO REVELADOS: VEJA QUANDO VOCÊ VAI RECEBER SEU VALOR

Quem tem prioridade na restituição do IRPF?

Segundo a Receita Federal, quando há empate nos grupos prioritários, o contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda primeiro vai receber antes dos demais.

Calendário da restituição do IRPF 2023

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile