FIES 2023 tem importante prazo se encerrando nesta semana; confira

Estudantes que ainda desejam participar do FIES 2023 nesse primeiro semestre devem ficar atentos ao encerramento de um importante prazo. Nessa primeira edição do ano foram ofertadas 112.168 vagas em diversos cursos de graduação.

FIES 2023 tem importante prazo se encerrando nesta semana; confira
FIES 2023 tem importante prazo se encerrando nesta semana; confira (Imagem: FDR)

Com o Fundo de Financiamento Estudantil é possível fazer um curso de graduação em instituição particular e só pagar as mensalidades após se formar. Um importante prazo do FIES 2023 será encerrado nessa semana, fique de olho, quem sabe você não garante uma vaga.

Termina prazo do FIES 2023

As instituições têm até 18 de maio, próxima quinta-feira, para fazer novas convocações na lista de espera do FIES 2023.

Até o último dia 12 de maio foram realizadas 7 convocações de aprovados, a última com 418 estudantes beneficiados.

A lista de espera é voltada ao preenchimento das vagas não ocupadas pelos candidatos pré-selecionados, por isso o estudante deve ficar atento ao processo seletivo pelo Portal Acesso Único/FIES.

A não ocupação das vagas acontece quando o estudante não comparece para ocupá-la ou não consegue realizar alguma das etapas de comprovação de informações e de assinatura do contrato.

Conheça o Fundo de Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.

Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições particulares aderentes ao programa e que possuem avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018 é possível conseguir juros zero e ter acesso a uma escala de financiamento de acordo com a renda familiar.

Em todas as situações os usuários do FIES começa a pagar os valores referentes às mensalidades após o término do curso; durante a formação é necessário pagar os encargos bancários e o seguro de vida contratado na assinatura do financiamento.

Quem não for contemplado com vaga nessa seleção poderá concorrer no processo seletivo que deve ser aberto no meio desse ano, ainda sem data definida.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.