Quando falamos sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), normalmente vem a ideia de aposentadoria. Porém, este não é o único benefício cedido pelo INSS. O órgão é responsável por uma série de auxílios que são cedidos pelo governo federal e este terá uma análise mais rápida que os demais; confira.
A aposentadoria é, de fato, o principal auxílio cedido pelo INSS. Quando colocamos desta forma, significa a aposentadoria é a que tem uma maior demanda de solicitações, pagamentos e até mesmo de pessoas. Então, existem alguns auxílios que são pagos pelo órgão que acabam sendo esquecidos.
Falamos muito aqui sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que sofreu, inclusive, um reajuste recentemente. O valor do benefício tem como base o valor do salário mínimo. Ou seja, a partir do dia 1º de maio, o BPC passou por um reajuste e agora o montante pago aos seus beneficiários é de R$1.320.
Este valor é o novo piso salarial nacional, estabelecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início deste mês, juntamente com a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, que subiu para dois salários mínimos (R$2.640).
Porém, o serviço ofertado pelo INSS que terá uma maior agilidade para ser concedido é o salário-maternidade, cedido para aquelas mães que estão impossibilitadas de exercer a sua profissão devido ao momento em que se encontra. Confira as novas informações sobre esta nova medida.
O salário-maternidade do INSS vai mudar?
Não. O salário-maternidade continua o mesmo. O que vai mudar é o tempo de resposta para as mulheres que estão interessadas no benefício. Esta ação faz parte de uma iniciativa feita pelo INSS chamada de Semana Nacional Previdenciária, que será mantida até o dia 19/05.
Durante este período, o órgão contará com o apoio de 5 mil servidores públicos, que estarão adiantando cerca de 6 mil pedidos que estão parados há cerca de 30 dias. Além disto, eles querem estabelecer um novo período de tempo para um retorno ser feito; querem fazer com que a mãe receba o benefício dentro de 30 dias após a solicitação.
Vale ressaltar que o salário-maternidade é um benefício cedido pelo governo federal para todas as mulheres que precisaram se afastar do seu trabalho devido à nascimento de um filho(a), aborto espontâneo e/ou adoção.