Novo golpe do PIX envolve o YOUTUBE e faz diversas vítimas

Um alerta para quem gosta de assistir programas pela internet: estelionatários estão aplicando um novo golpe do Pix no Youtube, durante programas populares da TV brasileira e nos jogos esportivos dos campeonatos do país e do mundo.

Novo golpe do PIX envolve o YOUTUBE e faz diversas vítimas
Novo golpe do PIX envolve o YOUTUBE e faz diversas vítimas. (Imagem: FDR)

Enquanto exibem programas como Fantástico e Domingo Espetacular, além de jogos da Copa do Brasil, Copa Libertadores e a Champions League, os criminosos usam grandes marcas para realizar falsas promoções, levando ao novo golpe do pix, que prometem o retorno de valores em dinheiro a partir de transferências.

A característica é de vídeos “fantasmas”, que ficam no ar por poucas horas, normalmente apenas enquanto a programação legítima está sendo exibido na televisão, de forma a aproveitarem o alto fluxo de buscas pela programação.

Em alguns casos, as transmissões ilegais chegam a ser patrocinadas, aparecendo com ainda mais destaque nas pesquisas.

Como funciona o novo golpe do pix

Os golpistas abrem canais no Youtube e começam a transmitir, mesmo sem os direitos, atraindo um público interessado em assistir de graça, por exemplo, os jogos que só passam em canais pagos.

A transmissão nestes canais de Youtube é de baixíssima qualidade, geralmente feita com uma câmera em frente a uma TV e às vezes até com a tela na diagonal para evitar que os verdadeiros donos dos direitos de transmissão bloqueiem os criminosos.

O programa começa e atrai milhares de pessoas. É a hora que os golpistas começam a interromper a transmissão e anunciam a “Promoção Super Bônus”: quem fizer o Pix de maior valor até um tempo estipulado por eles, recebe uma quantia fixa, além do dinheiro que depositou de volta.

O senso de urgência vem da ideia de que apenas os 12 primeiros a realizarem a transferência via pix receberão o valor, enquanto uma lista exibida na tela já trazia algumas pessoas contempladas.

Como sempre acontece em golpes desse tipo, a ideia é que os usuários pensem pouco e realizem a transação rapidamente, perdendo o valor enviado e também sem receber o retorno financeiro esperado.

Os vídeos são apagados logo após o fim do programa ao vivo e antes mesmo de o YouTube tomar uma atitude contra eles, de forma a ocultar os rastros e dificultar uma investigação por parte de especialistas em segurança digital e autoridades, enquanto os canais usados para retransmissão são preservados para novos golpes.

YouTube video player
Sair da versão mobile