Como pedir aposentadoria usando o Meu INSS? Descubra no passo a passo

O momento ideal de pedir a aposentadoria no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é quando o cidadão cumpre com todos os requisitos para acessar o benefício. Esses requisitos vão depender do tipo de aposentadoria que o trabalhador deseja, se por idade, tempo de contribuição ou invalidez. O certo é que todas elas podem ser solicitadas por meio do Meu INSS.

Como pedir aposentadoria usando o Meu INSS? Descubra no passo a passo
Como pedir aposentadoria usando o Meu INSS? Descubra no passo a passo (Imagem: FDR)

O Meu INSS pode ser acessado por meio de aplicativo, disponível na loja do celular e com acesso gratuito para os modelos iOS ou Android. Há ainda a opção de acesso por meio do portal online, o site oficial: www.meuinss.gov.br. Para usar os serviços é preciso ter login no Gov.br, plataforma de unificação de acesso do governo federal. Basta informar o CPF e criar uma senha.

Feito isso, o cidadão tem a sua disposição aproximadamente 90 serviços online que podem ser resolvidos. A ideia da Previdência Social é facilitar o acesso ao INSS, sem que para resolver os processos burocráticos o cidadão tenha que encarar longas filas. Ainda há opção de atendimento telefônico, no número 135 que presta atendimento 24h todos os dias.

Dentro do App é possível consultar o Simulador de Aposentadoria, e tendo cumprido com os requisitos o cidadão pode dar entrada no seu benefício usando o Meu INSS. O prazo de resposta varia, mas por lei deve ser de no máximo 90 dias, com exceção da aposentadoria por invalidez que é respondida em até 45 dias. 

Como pedir aposentadoria no Meu INSS

O primeiro passo para pedir a aposentadoria no Meu INSS é reunir todos os documentos necessários, como: documento de identificação, carteira de trabalho, laudos médicos para aposentadoria por invalidez, e extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O cidadão pode fotografar esses documentos, ou encaminhar no portal em formato PDF.

Com o login, o próprio sistema já tem alguns documentos como o extrato previdenciário. Outros podem ser solicitados e cabe ao cidadão encaminha-los dentro do prazo. A partir disso, basta seguir o passo a passo:

  • Faça login no Meu INSS com dados do Gov.br;
  • Em “Novo requerimento” será aberta uma aba para pesquisa, digite “aposentadoria” e escolha a alternativa de aposentadoria desejada;
  • Confira se cumpre com os requisitos mencionados e continue;
  • Preencha as informações e anexe os documentos;
  • Envie o pedido.

O acompanhamento do pedido de aposentadoria pode ser feito em “Resultados” usando o mesmo aplicativo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com