O empréstimo pessoal, uma das modalidades de crédito mais comuns e acessíveis, tem como base a relação direta entre cliente e instituição financeira. Mas, em tempos em que o mercado e as taxas de juros variam, como escolher o melhor?
A taxa média de juros cobrada no empréstimo pessoal pelos cinco maiores bancos, em maio, está em 7,66% ao mês, de acordo com o Procon-SP, com uma elevação de 0,04 ponto percentual, em relação ao mês de abril, quando era de 7,62% – uma variação positiva de 0,52%.
A pesquisa de taxas de juros foi efetuada com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander. Exceto a Caixa, os bancos mantiveram suas taxas. O Bradesco lidera com a taxa mais alta, de 9,76% ao mês, seguido pelo Itaú, com 9,73%.
A Caixa Econômica elevou sua taxa em 0,24 p.p, de 4,72% ao mês, em abril, para 4,96% a.m., correspondendo a uma variação de 5,08%. Ainda assim, o banco continua tendo o custo mais baixo no empréstimo pessoal.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na semana passada, manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. A próxima reunião está marcada para os dias 20 e 21 de junho.
Taxas do empréstimo pessoal nos bancos
O empréstimo pessoal é uma opção para quem precisa de dinheiro rápido e não tem acesso a outras fontes de crédito. Os bancos são as instituições mais confiáveis que oferecem essa modalidade de crédito.
Portanto, caso necessite, confira abaixo as taxas de juros de cada banco:
- Caixa – 4,96%
- Banco do Brasil – 6,39%
- Safra – 7,25%
- Santander – 7,89%
- Itaú – 9,73%
- Bradesco – 9,76%
Em nota, o Procon-SP explica que os dados coletados se referem às taxas máximas pré-fixadas para contratos de 12 meses, para clientes pessoa física não preferenciais, independentemente do canal de contratação.
Ou seja, seja qual for o seu objetivo financeiro, é essencial avaliar as vantagens e desvantagens antes de finalizar a contratação da modalidade de crédito, principalmente, para além das taxas, a carência no vencimento da primeira parcela, assim como o prazo para pagamento.
Exigências para solicitar o empréstimo pessoal
Apesar de, geralmente, trazer os mesmos requisitos para solicitar o empréstimo pessoal, as exigências podem variar entre as instituições financeiras. Entretanto, o mais comum é que as condições sejam mais simples, para facilitar o acesso ao crédito.
As exigências mais comuns são:
- Ser maior de 18 anos;
- Ter CPF válido;
- Residir no Brasil;
- Apresentar carteira de identidade;
- Possuir conta na instituição onde irá solicitar o empréstimo;
- Além disso, é comum que algumas instituições também solicitem a apresentação de extratos bancários ou holerites. Isso é feito para auxiliar na avaliação e liberação de crédito.