Os contribuintes tem até o fim do mês de maio para enviar sua declaração do Imposto de Renda 2023. No entanto, hoje, 10, termina um prazo muito importante para uma parcela de pessoas que ainda não enviou seu IR. Entenda.
Estamos falando dos contribuintes que querem tentar receber sua restituição do IR já no primeiro lote. Se este é seu caso, é preciso enviar seu IR até hoje.
É recomendado pela Receita que até mesmo aqueles que possuem prioridade legal enviem até esta data.
Primeiro lote de restituição do Imposto de Renda
É preciso destacar que mesmo enviando a declaração até o fim do dia de hoje, não existe uma garantia de que o contribuinte irá receber sua restituição no primeiro lote. Isto porque no primeiro lote é onde estão incluídas as pessoas que possuem prioridade legal.
Tem prioridade no recebimento da restituição os:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também quem escolher a restituição por PIX;
Logo depois das prioridades, entram os demais contribuintes.Os contribuintes que enviarem mais cedo sua declaração, tem mais chances de serem incluídos nos primeiros lotes de restituição.
Para consultar a situação de sua restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita ou o aplicativo Meu Imposto de Renda.
O contribuinte que enviar a declaração fora do prazo terá que pagar uma multa mínima de R$165,74. Esta multa pode ser de até 20% do imposto devido mais juros.
Calendário da Restituição do IR 2023
O primeiro lote será pago no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo de entrega da declaração. Quem faz parte da lista de prioridades legais recebe neste lote.
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Expectativas da Receita
O governo espera receber neste ano entre 38,5 milhões e 39,5 milhões declarações. Até às 18h30 de sexta-feira, 28, 18,2 milhões de declarações já tinham sido enviadas para a Receita.