CBF toma calote histórico após público investir R$ 90 milhões em produto da Seleção

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em meio à grande expectativa pela Copa do Mundo do ano passado, lançou em 2021 seu fan token próprio, o Brazil National Football Team Fan Token (BFT),  juntamente com a Bitci. No entanto, a confederação acabou levando um calote. 

O público investiu um montante de cerca de R$90 milhões para adquirir as fan tokens. A Confederação Brasileira de Futebol disse através de nota remetida ao E-Investidor, que colocou um ponto final em sua ligação com a Bitci por motivos de inadimplência.

CBF toma grande calote envolvendo fan token. Entenda o caso
CBF toma grande calote envolvendo fan token. Entenda o caso (Imagem: Montagem/FDR)

“O referido acordo de patrocínio foi encerrado em outubro de 2022 em virtude da inadimplência da referida empresa com a entidade, conforme já amplamente noticiado”, disse a confederação. A CBF não quis informar a quantia envolvida na dívida da Bitci.

CBF toma calote milionário 

Foi explicado ainda pela CBF na nota que ela tentou manter sua parceria com a empresa, mas não teve sucesso. No entanto, em decorrência do descumprimento contumaz da Bitci e após o envio de sucessivas notificações, a CBF foi compelida a rescindir o contrato e a buscar o ressarcimento dos prejuízos causados pela empresa”.

Fan tokens seguem sendo comercializadas 

Estas fan tokens seguem sendo vendidas pela Bitci, mas a CBF ressaltou que a empresa não possui direitos sobre nenhuma marca ou propriedade intelectual da entidade.

“Ao notificar a Bitci, a CBF reiterou que, a partir do término contratual, a empresa não estava autorizada a utilizar nenhuma marca ou propriedade intelectual da CBF e protocolou um procedimento arbitral contra a Bitci, perante o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA)”, disse a CBF na nota ao E-Investidor.

Fan tokens integram uma categoria de criptoativos chamada de utility tokens, ou “tokens de utilidade”, emportuguês. Esses ativos digitais são definidos desta forma pois oferecem aos compradores acesso a serviços e produtos exclusivos, funcionando como uma espécie de programa de “sócio-torcedor”.

CBF

A CBF é responsável pela organização de campeonatos de alcance nacional. Também administra a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, cinco vezes campeã mundial, e a Feminina, vice-campeã mundial.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile