O prazo de entrega do Imposto de Renda 2023 entrou em seu último mês e os contribuintes já começam a pensar na restituição do IR. Caso você queira ter a chance de receber sua restituição logo no primeiro lote, que será pago no dia 31 de maio, precisa se apressar. Entenda.
Os contribuintes que desejam ter a chance de receber a restituição logo no primeiro lote precisam enviar sua declaração até o próximo dia 10 de maio. É recomendado pela Receita que até mesmo aqueles que possuem prioridade legal enviem até esta data.
O dia 10 de maio também é a data máxima de envio da declaração para aqueles contribuintes que quiserem efetuar o pagamento pelo débito automático na primeira cota, ou na cota única.
Primeiro lote de restituição do Imposto de Renda
Como acontece todos os anos, existe uma lista de prioridades de recebimento da restituição. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo de entrega da declaração. Quem faz parte da lista de prioridades legais recebe neste lote.
Em 2023, os contribuintes que optarem por utilizar o modelo de declaração pré-preenchida ou que escolherem receber a restituição via PIX ficarão entre as prioridade no recebimento das restituições.
A prioridade máxima segue sendo dos seguintes grupos:
- Idosos com mais de 80 anos;
- idosos entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
Um contribuinte que, por exemplo, não faz parte dos grupos prioritários e que entrega sua declaração logo nos primeiros dias do prazo, sem utilizar o modelo pré-preenchido ou sem informar o PIX, ele irá receber sua restituição depois de outra pessoa que enviou o documento no último dia do prazo legal, em 31 de maio e que tenha usado esses procedimentos.
Calendário da Restituição do IR 2023
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Prazo de entrega da declaração do IR
O prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março, e segue até o próximo dia 31 de maio. É esperado pela Receita o envio de até 39,5 milhões de declarações neste ano.