ATENÇÃO! Sistema bancário SUSPENDE importante serviço afetando os brasileiros

Um banco possui diversas atividades. Entre elas, existem algumas funções que deixam de ter utilidade após a evolução da tecnologia no planeta. É por isso que o sistema bancário brasileiro está excluindo uma conhecida modalidade de pagamento, assustando aqueles que não esperavam. Confira o que será alterado.

ATENÇÃO! Sistema bancário SUSPENDE importante serviço afetando os brasileiros (Imagem: FDR)

Entre as funções de um banco, a movimentação monetária entre os próprios clientes gera um alto valor acumulado durante todos os anos. Porém, após o surgimento da forma de pagamento PIX, o sistema bancário do Brasil teve uma maior facilidade na realização de transferências, por exemplo.

É por isso que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que, após 38 anos de funcionamento, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e também a Transferência Especial de Crédito (TEC) serão suspensos em todos os bancos do país até o dia 29 de fevereiro de 2024. A Transferência Eletrônica Direta (TED), até o momento, não teve alterações ou suspensões previstas.

Estes dois formatos de pagamento que foram suspensos tinham como limite máximo permitido o valor de R$4.999,99. A principal razão por trás da suspensão foi o custo/benefício que os clientes obtém ao utilizar o serviço. Atualmente, o PIX tomou conta do mercado financeiro, sendo a principal forma de pagamento do Brasil.

O que o sistema bancário notou nos últimos anos?

Desde a implementação do PIX na vida dos brasileiros, trilhões de reais já foram movimentados em transferências bancárias. Somente em 2022, foram 24 bilhões de operações registradas via PIX no país, tornando-se oficialmente a principal escolha dos brasileiros na hora de escolher um serviço de pagamento.

Em comparação, as transferências via DOC tiveram um total de 59 milhões no ano passado, representado 3,7% de todas as movimentações financeiras registradas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O que disse o presidente do Instituto?

Em fala pública, o Presidente da Febraban, Isaac Sidney, falou sobre a decisão de suspender as formas de pagamento citadas anteriormente. Acompanhe trecho de fala do Presidente da instituição:

“A Febraban e os bancos estão constantemente avaliando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no país, a fim de melhorar a conveniência para os clientes. Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito e instantâneo.”

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].