Nova rodada de SAQUES pelo FGTS animam os trabalhadores com renda extra

Desde o dia 1º de maio os trabalhadores já podem ter acesso a uma nova rodada de saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O valor a ser recebido vai depender do quanto o cidadão já possuí na sua conta, mas pode facilmente ultrapassar R$ 2,5 mil. Para receber, no entanto, será preciso cumprir com algumas regras básicas.

Nova rodada de SAQUES pelo FGTS animam os trabalhadores com renda extra
Nova rodada de SAQUES pelo FGTS animam os trabalhadores com renda extra (Imagem: FDR)

Essa nova liberação do FGTS trata do saque-aniversário, um tipo de modalidade que permite o recebimento anual do Fundo de Garantia. O trabalhador consegue receber de 5% a 50% do que está disponível na sua conta, mais uma parcela bônus, desde que opte por essa modalidade e abra mão de receber o saque-rescisão. No caso de demissão sem justa causa a multa de 40% é mantida.

A cada mês um novo grupo é contemplado, isso porque o pagamento começa sempre no mês de nascimento do trabalhador. Isso significa que nascidos em maio podem fazer o saque desde o dia 1º, e quem optar por receber após o dia 10 ainda vai conseguir a correção do depósito desse mês. Quem ainda não aderiu ao saque-aniversário e nasceu em maio, pode fazer a transição e receber nesse ano.

Isso porque, o pedido pelo recebimento anual do FGTS também respeita o mês de nascimento do cidadão. Logo, quem nasceu de janeiro a abril e ainda não tinha feito a opção pelo saque-aniversário, agora só receberá em 2024. Os demais ainda têm a chance de ser beneficiado nesse ano, basta autorizar a troca de modalidade de saque.

Como fazer o saque-aniversário do FGTS

O resgate do valor do saque-aniversário do FGTS funciona de duas formas: a transferência direta na conta cadastrada pelo trabalhador; ou o pedido de transferência feito no aplicativo do Fundo de Garantia. Quem já informou seus dados bancários e a data que gostaria de receber, se no dia 1º ou após o dia 10, deve verificar sua conta. 

Os demais precisarão passar por esse processo:

  • Acesse o App FGTS e faça login;
  • Na opção “Meus saques” selecione “Saque-aniversário”;
  • Agora escolha “Fazer saque” e confira quanto há disponível;
  • Confirme novamente o interesse pelo saque;
  • Informe dados bancários para transferência;
  • Aguarde o pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com