SALESóPOLIS, SP — Criminosos têm feito um nova vítima: pessoas que estão em busca de um emprego. Os bandidos sempre procuram por cidadãos vulneráveis, como idosos, aposentados, e quem está desempregado e sonha em retornar ao mercado de trabalho. Recentemente, surgiu na internet a dúvida se a empresa pode cobrar pelo exame admissional, ou se esse tipo de regra é na verdade um golpe.

É golpe! Quando uma empresa oferecer uma vaga de emprego, enviar os dados para entrevista, mas colocar como condição o pagamento do exame admissional, tenha certeza que se trata de uma farsa. Esse tipo de fraude tem se tornado cada vez mais comum, e dando ao cidadão falsas esperanças de que conseguirá a vaga, o criminoso consegue extorqui-lo.
De acordo com a Polícia Civil esse tipo de golpe é qualificado como crime de estelionato, quando o criminoso tem ganhos financeiros ao induzir o outro ao erro. Normalmente, apresentando-lhe uma falsa vantagem em determinada situação. Nesse caso, fingindo que o pagamento do exame admissional vai garantir a vaga em uma empresa que sequer existe.
Embora tenha se falado muito sobre o assunto nas últimas semanas, o golpe do emprego já é velho e pode ter outras vertentes. Como, o pedido de PIX para o pagamento de uma taxa de entrevista, cobrança para participar de um curso preparatório à vaga, ou qualquer outra situação que solicite dinheiro do candidato ao cargo.
Empresa pode cobrar pelo exame admissional?
De acordo com a legislação da CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), no artigo 168, os exames médicos obrigatórios devem ser pagos pelo empregador, sendo tanto para admissão, como também para demissão e exames periódicos. Ou seja, nenhuma empresa solicita que o candidato a vaga, e nem mesmo o funcionário contratado, pague por sua revisão médica.
Se receber uma mensagem, ou entrar em contato com uma empresa buscando entrevista, e receber o aviso sobre a cobrança do exame admissional, não faça nenhum pagamento. As chances desse pedido ser um golpe são muito grandes.
Como não cair em golpes?
- Sempre desconfie de pedidos de pagamento de taxas, principalmente por PIX;
- Em caso de dúvidas entre em contato telefônico com a empresa, e não por aplicativo de mensagens;
- Busque o telefone oficial da empresa em suas redes sociais verificada;
- Confira se nas mensagens há erros ortográficos ou de concordância verbal;
- Não clique em nenhum link enviado por WhatsApp ou SMS prometendo vagas de emprego.