Medida Provisória que já foi aprovada pelos deputados federais coloca em apreensão os alunos do SENAC e SESC. Mudança na destinação de verbas públicas deve impactar a oferta de cursos nas duas entidades. Entenda melhor a situação e seus possíveis desdobramentos.
Recentemente anunciamos aqui que uma medida provisória poderá impactar as atividades de importantes entidades. O texto que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados deve ser encaminhado para votação também no Senado Federal e poderá impactar os alunos dos SENAC e SESC.
o tramite da Medida Provisória 1147 tem causado apreensão entre os estudantes das entidades que compõem o Sistema S (SESI, SENAI, SENAC e SESC).
Medida provisória deve impactar o Sistema S
O texto basicamente redireciona verbas, 5% dos recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e do Serviço Social do Comércio para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur.
O impacto seria em torno de R$ 400 milhões, esse valor será destinado, caso o texto seja aprovado em todas as instâncias, à promoção do Brasil no exterior.
O impacto desse corte é tão grande que poderá gerar centenas de desempregos, 1.623 ao todo, já que há uma estimativa de que o Senac feche 29 unidades de formação profissional.
O mais irônico é que até mesmo o setor de turismo poderá ser afetado, afinal, o Senac oferta cursos na área.
No Sesc a redução do orçamento levaria ao fechamento 36 unidades e corte de 1.994 empregados. Além disso, cerca de R$ 121 milhões deixariam de ser destinados à oferta de cursos gratuitos.
São justamente esses pontos que preocupam os estudantes, afinal, eles também serão impactados, principalmente com a diminuição na oferta de vagas gratuitas.
Impacto no Sesc
Além de menos vagas, a população também será afetada com a redução na oferta de atendimentos, outro ponto que preocupa bastante, já que o SESC leva diversas ações e atendimentos sem custo algum para a população.
“Somente em 2022, houve 5,4 milhões de pessoas inscritas em atividades como atendimentos médicos, odontológicos e de esporte, além de atividades sociais. E, ainda, 2,4 milhões de brasileiros são atendidos mensalmente pelo programa de combate à fome”, afirma o SESC.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.