INSS paga novas aposentadorias nesta quarta-feira com gostinho de decepção

Dando continuidade ao calendário de pagamentos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga mais um grupo nessa quarta-feira (3). O calendário é organizado com base no Número do Benefício (NB), considerando o penúltimo dígito, aquele que antecede o hífen. Aposentadorias, pensões e auxílios estão sendo depositados, mas surpreendendo de forma negativa os segurados.

INSS paga novas aposentadorias nesta quarta-feira com gostinho de decepção
INSS paga novas aposentadorias nesta quarta-feira com gostinho de decepção (Imagem: FDR)

O pagamento atual do INSS ainda é relativo a folha de abril, isso significa que embora estejamos no mês de maio esse cronograma não é relativo ao mês atual. Como de costume os depósitos são feitos sempre na última semana do mês, sempre em dias úteis (segunda a sexta-feira), e dividido em dois grupos por determinação de renda.

Na última semana do mês vigente começam a receber os aposentados e pensionistas cujo benefício é de até um salário mínimo. Na semana seguinte, dessa vez já dando início ao próximo mês, terminam de receber aqueles com salário igual ao piso e passam a ser contemplados os segurados com remuneração superior a essa. 

Nessa quarta-feira (3) estão recebendo em suas contas o pagamento do INSS os seguintes grupos: segurados que recebem até um salário mínimo e têm benefício terminado em 6; e segurados que recebem mais de um salário mínimo e têm benefício terminado em 1 ou 6. O número do benefício está disponível no cartão de saque e aplicativo Meu INSS.

Valor do pagamento do INSS decepciona

Na última segunda-feira ,1, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto aumentando o valor do salário mínimo no país. A quantia que até então era de R$ 1.302 subiu para R$ 1.320, e além de atingir os trabalhadores ativos que atuam com carteira assinada trabalhando até 8 horas por dia, também afetará segurados do INSS.

Tudo porque, o piso do INSS, ou seja, o mínimo que pode ser pago pela Previdência é equivalente ao salário nacional. Se essa quantia sobe, o pagamento de quem recebe o piso também aumenta. Acontece que embora o decreto tenha sido assinado em 1º de maio, a mudança não afeta quem está recebendo nessa semana.

Já que o pagamento atual ainda é relativo ao mês anterior, e apenas está dando continuidade ao calendário de abril, o reajuste nos pagamentos começa em 25 de maio quando o cronograma começará. Nada muda para quem recebe acima do piso, para eles o salário permanece o mesmo.

Calendário de maio com piso reajustado

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 25/05
2 26/05
3 29/05
4 30/05
5 31/05
6 01/06
7 02/06
8 05/06
9 06/06
0 07/06
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 01/06
2 e 7 02/06
3 e 8 05/06
4 e 9 06/06
5 e 0 07/06

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]