O futuro parece promissor para as empresas em diversos quesitos, já para o trabalhador não é bem assim. CEO de importante empresa afirmou que centenas de colaboradores poderão ser substituídos nos próximos anos. Entenda melhor essa afirmação do líder da IBM.
Cada vez mais as novas tecnologias têm estado presentes no cotidiano das empresas em todo o país. O que pode ser muito bom para as corporações, pode não colocar em risco o emprego de centenas e colaboradores da IBM, principalmente em algumas áreas administrativas.
A inteligência artificial tem conquistado cada vez mais espaço e sempre levantou o questionamento sobre a possibilidade de substituir alguns postos de trabalho, gerando desemprego.
O que pareceria ser algo distante ou mero questionamento pode ser tornar real.
Inteligência artificial gera desemprego?
Uma afirmação recente do CEO da IBM, Arvind Krishna, apontou para a possibilidade de que a IA ocupe postos de trabalho que humanos estão atualmente. Segundo ele, a empresa deve suspender a contração para cargos que poderão ser substituídos pela inteligência artificial.
Durante uma entrevista para a Bloomberg, o executivo afirmou que até 7.800 empregos na empresa poderiam ser afetados.
As áreas administrativas e de recursos humanos devem ser as mais afetadas;
“Eu poderia ver facilmente 30% disso sendo substituído por IA e automação em um período de cinco anos”, disse o CEO.
Há uma expectativa de que as tarefas não relacionadas diretamente ao cliente devem ser bastante afetadas e não só na IBM. Para Krishna deve acontecer uma automatização da verificação de cartas de emprego ou a realocação de funcionários.
Por outro lado, ele acredita que outros cargos relacionados, por exemplo, com a análise de desempenho de funcionários terão mais dificuldades nessa automatização.
“Estamos sendo muito seletivos ao preencher vagas de emprego que não estão diretamente relacionadas aos nossos clientes ou tecnologia”, acrescentou ele.
Será necessário aguardar novas informações para entender melhor os impactos reais dessa inserção da inteligência artificial no cotidiano da empresa.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.