Bolsa estudante vem aí? Novo Ensino Médio pode ter esta grande novidade

Depois da abertura de um debate sobre o Novo Ensino Médio, essa etapa da educação básica pode ganhar novidade. Medida deve aumentar a permanência de estudantes na escola e auxiliar no aprendizado deles.

Bolsa estudante vem aí? Novo Ensino Médio pode ter esta grande novidade
Bolsa estudante vem aí? Novo Ensino Médio pode ter esta grande novidade (Imagem: FDR)

O Novo ensino Médio está recorrentemente aparecendo nos noticiários, pela implementação, problemas encontrados, pedidos de revogação e agora por possível novidade. O Ministério da Educação estuda a criação de uma bolsa estudantil com foco na educação básica.

Atualmente o Novo Ensino Médio é uma das prioridades da gestão de Camilo Santana como ministro da Educação.

Bolsa estudantil no Novo Ensino Médio

Para o ministro a concessão de auxílios financeiros representam uma importante ação com foco na permanência de estudantes na escola.

O baixo desempenho do país na educação e a alta evasão escolar podem ser apontados como um dos motivos para a adoção dessa medida.

“Esperamos que até junho possamos tomar uma decisão sobre o Novo Ensino Médio. Ninguém quer retrocesso. Estamos estudando estímulos para manter jovens dentro das escolas, como Alagoas, que criou uma bolsa poupança ao estudante, que recebe o valor no final do terceiro ano”, afirmou o ministro em audiência no Senado Federal na última terça-feira.

Além dessa espécie de “bolsa estudantil”, o ministro também afirmou que trabalha em ações com foco na alfabetização.

Segundo o Censo Escolar, por exemplo, menos da metade das crianças brasileiras aprende a ler e escrever com um bom desempenho.

O atual presidente Lula e os governadores dos 26 estados devem assinar ainda em maio uma nova política voltada ao ensino fundamental.

“Há distorções enormes, tanto entre estados como municípios. Teremos uma grande política nacional onde os 27 governadores possam assinar um pacto para garantir a redução da distorção do aprendizado das nossas crianças. Essa é uma das mais importantes políticas do nosso governo”, acrescentou Camilo Santana.

Vale lembrar que no início de abril o ministro da Educação assinou a suspensão da implementação do Novo Ensino Médio para a realização de novas análises.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.