Golpe do Boleto é aplicado na hora do pagamento e até Cantor Sertanejo é uma das vítimas

Famoso cantor brasileiro teve seu nome negativado em órgãos de proteção ao crédito por uma suposta dívida e o caso reacendeu um alerta sobre golpes do boleto falso no país. Saiba o que aconteceu e como não cair nesse golpe.

Cada vez mais comum, famoso cantor brasileiro é mais uma vítima do golpe do boleto
Cada vez mais comum, famoso cantor brasileiro é mais uma vítima do golpe do boleto. (Imagem: FDR)

O cantor sertanejo Gusttavo Lima foi vítima do golpe do boleto falso e precisou acionar a justiça. No dia 14 de abril foi descoberto que o milionário teve seu nome envolvido acerca de uma possível negativação de seu nome nos serviços de proteção ao crédito, devido a boleto falso no valor de R$ 6.773,35.

gusttavo lima
Gusttavo Lima (Imagem: Redes Sociais)

A assessoria de Gusttavo Lima informou que todas as medidas jurídicas já foram adotadas, que a dívida em questão não foi feita pelo artista e que, após alertar a instituição financeira responsável pela emissão do boleto, o pagamento foi cancelado.

O sertanejo, porém, não foi a única vítima desse golpe. Além dele, outras pessoas também caíram nessa fraude. Por isso, toda atenção é necessária no momento de realizar pagamentos através de boletos.

De acordo com Banco Central do Brasil, o boleto ocupa o segundo lugar da preferência nacional de formas de pagamento, levando em conta a quantidade de transações, perdendo apenas para o PIX.

Ainda segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), são processados mais de 6 bilhões de boletos por ano em todo o país. Neste cenário, pessoas mal-intencionadas enviam códigos de barra falsos para clientes com o intuito de desviar o valor pago para contas alheias.

Como não cair no golpe do boleto

Existem formas de reconhecer o golpe, prestando atenção em alguns detalhes do documento.

  • Dados do boleto: Veja se o nome da empresa que vai receber o valor é a esperada. Desconfie se algumas das informações estiverem diferentes do esperado e procure a empresa para entender se o boleto foi realmente emitido pela instituição;
  • Código de barras: Os três primeiros números informam para qual banco vai o dinheiro. Se o número da instituição financeira citada não bater com esses três dígitos, não pague o boleto;
  • Link de direcionamento: É importante ficar atento ao endereço virtual que o e-mail, por exemplo, está lhe encaminhando e sempre opte por buscar pelos canais oficiais das empresas;
  • Data de envio e valor: Caso receba um boleto por e-mail ou sms fora da data que costuma receber, ou quando você não solicita, verifique com a empresa pois isso é um grande sinal de fraude.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!