GOLPE! Contribuintes do Imposto de Renda são vítimas de quadrilhas nacionais

Não basta separar todos os documentos e cumprir com o prazo para fugir de ciladas no Imposto de Renda. É preciso mais do que isso, o cidadão deve ainda ficar atento as mensagens que recebe relacionadas a sua obrigação de enviar o documento. Tudo porque, quadrilhas criminosas têm usado esse público como alvo de mais um ataque a fim de roubar dados e até mesmo dinheiro.

GOLPE! Contribuintes do Imposto de Renda são vítimas de quadrilhas nacionais
GOLPE! Contribuintes do Imposto de Renda são vítimas de quadrilhas nacionais (Imagem: FDR)

Os contribuintes do Imposto de Renda terão até o dia 31 de maio para enviar o documento de declaração. O prazo começou em 15 de maio, e segundo as expectativas da Receita Federal serão entregues cerca de 39,5 milhões de declarações nesse ano. São obrigados a enviar o documento aqueles que tiveram faturamento acima de R$ 28.559,70 no último ano, além de outros pontos.

Antes ou depois de enviar sua declaração os contribuintes podem ser vítimas de golpes aplicados na internet. De acordo com a empresa ISH Tecnologia, que atua no segmento de cibersegurança, os criminosos apostam em quatro principais formas de aplicar golpes. Sendo que as pessoas que estão com dificuldade de enviar o documento são as mais vulneráveis.

Isso porque, os golpistas usam como estratégia para “caçar” as vítimas a informação de que a declaração do Imposto de Renda foi enviada com erros, ou envolvendo entrada e saída de dinheiro. Por isso, a ISH lista quais os golpes mais comuns para se prevenir.

Golpes aplicados aos contribuintes do Imposto de Renda

De acordo com a ISH Tecnologia, os contribuintes do Imposto de Renda devem estar atentos a mensagens como:

E-mails compartilhados em massa:

Sem nomear o e-mail, ou seja, sem conter o nome de um único contribuinte a mensagem traz termos como “urgente”, ou “passível de multa”. Para descobrir se há golpes verifique o endereço que enviou a mensagem, erros gramaticais também podem ajudar nas suspeitas. Não clique em nenhuma link. 

E-mail específico

Direcionamento exclusivamente para aquele contribuinte, o e-mail criado pelos golpistas também contém termos que buscam chamar a atenção. Procure erros de português ou gramaticais, e não clique em nenhum link.

Mensagem de texto

Contém, normalmente, o mesmo texto enviado pelo e-mail a diferença é que ele chega no número do seu celular. Verifique se o link enviado tem o domínio “gov.br”, caso contrário exclua a mensagem imediatamente.

Sites falsos durante as buscas

Ao digitar na busca do seu celular ou computador situações sobre o Imposto de Renda, como “Baixar programa do IRPF”, ou “enviar declaração”. Criminosos usam dessa pesquisa para oferecer sites maliciosos. Por isso, sempre verifique se trata do site oficial da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal/pt-br.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]