Recente fraude no INSS tem amedrontado beneficiários. Acontece que, o ‘Meu INSS’, serviço online oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem sido alvo de golpes envolvendo advogados. Saiba o que está acontecendo.
Criminosos estão utilizando o registro profissional de advogados para conseguir cometer fraudes no INSS, dentro do ‘Meu INSS’. Eles têm obtido acesso a usuários e senhas por meio de vazamento de dados e conseguido alterar a conta bancária de recebimento do pagamento, passando a receber os valores como se fossem os beneficiários.
O ‘Meu INSS’ é um serviço oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que permite que os cidadãos acessem informações e serviços relacionados a seus benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença.
Como funciona a fraude do INSS
Após de entrarem no sistema do INSS se passando pelo beneficiário e solicitarem a alteração da conta bancária, é necessário anexar a cópia de um documento original do titular do benefício. Mas os criminosos estão anexando documentos de pessoas que não têm relação alguma com o segurado.
De acordo com a reportagem do G1, os criminosos conseguem acesso a carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por meio do próprio sistema ‘Meu INSS’. Processos relacionados a pedidos de benefícios do INSS ficam dentro desse sistema, mas, em teoria, só as partes do processo tem acesso a ele.
Dentro dos processos, ficam anexados os documentos dos advogados. Os criminosos estão conseguindo acessar esses processos para roubar os documentos e utilizá-los de forma fraudulenta.
Portanto, na hora de solicitar a alteração da conta bancária de um segurado, o criminoso coloca em anexo o documento de um advogado como se fosse o documento do próprio beneficiário.
A informação é de que, mesmo com um documento não compatível com o do titular, o sistema aceita a documentação e permite a mudança de conta bancária.
OAB se pronuncia sobre a fraude no INSS
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) afirma que está ciente e acompanha os casos de profissionais da advocacia que estão sendo atingidos pelo esquema de fraudes de segurança ao sistema do INSS.
Por meio da Comissão de Direito Previdenciário, a OAB-SP está aberta a receber denúncias e orientar os advogados que tenham seus dados envolvidos nos casos.
Junto à Superintendência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social no Sudeste, a Ordem paulista também está trabalhando em soluções efetivas para que os profissionais não sejam prejudicados pelo vazamento de dados e pelas fraudes de segurança.
O Ministério da Previdência Social e o INSS ainda não se pronunciaram sobre o assunto.