O Novo Ensino Médio será alvo de debates e consulta pública, que conta com a participação popular. Implementação já estava suspensa após diversos pedidos de cancelamento das mudanças iniciadas no ano passado.
Foi iniciada na última segunda-feira, 24, um ciclo de consulta pública sobre o Novo Ensino Médio. A ação faz parte dos esforços da atual gestão do Ministério da Educação para avaliar as possíveis mudanças na Política Nacional da Educação relacionada a essa etapa.
“O que queremos é extrair qualidade, proposições, situações reais que nos direcionem para medidas com relação à implantação, ao ritmo de implantação, alguma alteração no desenho do currículo”, informou a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela.
Consulta pública sobre o Novo Ensino Médio
A consulta pública ficará aberta até o dia 6 de junho e contará com encontros com especialistas; gestores; e a realização de pesquisas.
O objetivo do MEC é ouvir a população em geral, a comunidade escolar, como estudantes, professores e gestores e as equipes técnicas do sistema de ensino.
Até então a implantação das mudanças no ensino médio estão suspensas desde o começo do mês de abril.
Após a realização desses debates existe a possibilidade de que elas sejam retomadas de forma diferente ou definitivamente proibidas.
A população pode assistir os eventos através do Canal do MEC no YouTube, o primeiro foi realizado na última segunda-feira, 24.
“Até junho, estão previstos mais quatro webinários. Além desses seminários e escutas a especialistas, a Consulta Pública também terá audiências públicas regionais; coleta de manifestações pela plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal; consulta on–line com 100 mil representantes da comunidade escolar; grupos focais e oficinas, pesquisa quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário com amostra representativa de todas as unidades da Federação; reuniões com equipes técnicas de secretarias estaduais de educação, representações dos movimentos de estudantes e profissionais do ensino médio; seminários e escutas a especialistas”, informou o MEC.
Na seção dedicada a Consultas Públicas, você encontra um detalhamento do cronograma das ações.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.