Novo Ensino Médio vai sair do papel? MEC lança importante iniciativa

O Novo Ensino Médio será alvo de debates e consulta pública, que conta com a participação popular. Implementação já estava suspensa após diversos pedidos de cancelamento das mudanças iniciadas no ano passado.

Novo Ensino Médio vai sair do papel? MEC lança importante iniciativa
Novo Ensino Médio vai sair do papel? MEC lança importante iniciativa (Imagem: FDR)

Foi iniciada na última segunda-feira, 24, um ciclo de consulta pública sobre o Novo Ensino Médio. A ação faz parte dos esforços da atual gestão do Ministério da Educação para avaliar as possíveis mudanças na Política Nacional da Educação relacionada a essa etapa.

“O que queremos é extrair qualidade, proposições, situações reais que nos direcionem para medidas com relação à implantação, ao ritmo de implantação, alguma alteração no desenho do currículo”, informou a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela.

Consulta pública sobre o Novo Ensino Médio

A consulta pública ficará aberta até o dia 6 de junho e contará com encontros com especialistas; gestores; e a realização de pesquisas.

O objetivo do MEC é ouvir a população em geral, a comunidade escolar, como estudantes, professores e gestores e as equipes técnicas do sistema de ensino. 

Até então a implantação das mudanças no ensino médio estão suspensas desde o começo do mês de abril.

Após a realização desses debates existe a possibilidade de que elas sejam retomadas de forma diferente ou definitivamente proibidas.

VAZOU? TEMA DA REDAÇÃO ENEM 2023 CAI NA INTERNET E ALUNOS ESTÃO APROVEITANDO PARA TIRAR NOTA MÁXIMA

A população pode assistir os eventos através do  Canal do MEC no YouTube, o primeiro foi realizado na última segunda-feira, 24.

“Até junho, estão previstos mais quatro webinários. Além desses seminários e escutas a especialistas, a Consulta Pública também terá audiências públicas regionais; coleta de manifestações pela plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal; consulta online com 100 mil representantes da comunidade escolar; grupos focais e oficinas, pesquisa quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário com amostra representativa de todas as unidades da Federaçãoreuniões com equipes técnicas de secretarias estaduais de educação, representações dos movimentos de estudantes e profissionais do ensino médio; seminários e escutas a especialistas, informou o MEC.

Na seção dedicada a Consultas Públicas, você encontra um detalhamento do cronograma das ações. 

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile